Atualizado em 15/05/2022 por Redação
José Mauro Ferreira Coelho foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ser o novo presidente da Petrobrás – ele é o terceiro a ocupar esse cargo no mandato do atual presidente da república.
Hoje, no dia 14 de Abril de 2022, José Mauro Ferreira Coelho votado e escolhido pelo conselho de Administração da Petrobrás para se empossar do cargo de presidente da Petrobrás. Porém, ele foi o segundo indicado ao cargo, o primeiro foi o empresário Adriano Pires que desistiu da indicação. Dois membros do conselho foram contrários, um se abstraiu e outros dois conselheiros declararam o voto á distância porque não puderam estar presentes.
José Mauro Ferreira Coelho irá ocupar por um ano o cargo que antes era do general Joaquim Silva e Luna. A escolha parece ser plausível visto a experiência do presidente Coelho na área de petróleo. Conheça mais sobre ele e o que ele pensa sobre o futuro da Petrobrás.
Carreira de José Mauro Ferreira Coelho
O atual presidente da Petrobrás é graduado em Química Industrial e já foi professor de graduação e pós-graduação. Ele também é escritor, informação que pode ser verificada no seu lattes.
Ademais, José Mauro Ferreira Coelho foi por 4 anos diretor de petróleo, gás e biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Uma estatal que presta serviço de estudo e pesquisas para o Ministério de Minas e Energia.
Posteriormente, ele se tornou secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME) de Abril de 2020 a outubro de 2021.
Dos 25 anos de carreira, 14 anos foram dedicados ao serviço público.
Outras mudanças na Assembleia da Petrobrás
Dessa vez, os minoritários conseguiram eleger uma cadeira a mais na Assembleia do que se esperava. Portanto os minoritários possuem 4 cadeiras elegidas, enquanto o governo elegeu seis dos seus indicados, porém eles continuam sendo a maioria.
Isso não muda muito o quadro da Administração da Petrobrás, ela continuará exercendo as mesmas práticas e medidas por ter um maior número de cadeiras. Em contrapartida, os minoritários conquistaram um peso a mais nos voto.
Como pensa o novo presidente da Petrobrás
É possível compreender como pensa José Mauro Ferreira Coelho por uma entrevista dado ao canal público TV Brasil em Outubro de 2021, na qual declara que:
“Nós temos que ter os preços no mercado doméstico relacionados aos preços de paridade de importação. Porque se assim não fosse, nós não teríamos nenhum agente econômico com aptidão ou com vontade de trazer derivados para o mercado doméstico. E isso poderia levar ao desabastecimento para o país.”
Coelho também afirma que o setor petrolífero deve concentrar-se nas áreas de produção de conhecimento e pesquisa, como a exploração de petróleo e gás nas profundezas do mar.
Ele também declarou – enquanto ainda era secretário do de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME) – que é necessário desinvestir na área de refino de petróleo, para focar em áreas mais produtivas para gerar mais competição e melhores preços aos consumidores.