CPI das pirâmides revela tensão com Binance e recebe mais depoimentos

0
CPI das pirâmides revela tensão com Binance e recebe mais depoimentos

Atualizado em 05/08/2023 por Ana Luiza

Na tarde da última quarta-feira (02), a CPI das Pirâmides Financeiras, que investiga esquemas fraudulentos envolvendo investimentos em criptomoedas, aprovou em reunião extraordinária a convocação de aproximadamente 156 pessoas para prestar depoimentos na Câmara dos Deputados.

Entre os requerimentos aprovados, destaca-se o deputado Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL), que convocou representantes de instituições financeiras com relação empresarial com a Binance.

CPI passa por votação

A reunião contou com a votação de mais de 60 requerimentos, incluindo convocações de depoimentos, quebras de sigilo e pedidos de apoio de servidores públicos para intensificar as investigações. A maioria dos pedidos foi aprovada sem resistência, mas a tensão surgiu quando o requerimento 107/2023, de autoria do deputado Alfredo Gaspar, entrou em votação.

O requerimento busca esclarecer as operações das empresas Davi H. (Bankly), Israel Salmen (Méliuz), Amarildo Caka (Capitual), Marcos Magalhães (Banco BS2) e Alan Mafissoni (Latam Gateway) com a corretora Binance. No entanto, o deputado Luciano Vieira (PL-RJ) solicitou a retirada do requerimento da pauta, alegando a necessidade de analisar caso a caso e fundamentar cada convocação.

A resposta de Alfredo Gaspar revelou que ele tem sido alvo de “intensa pressão” nos últimos dias para retirar o requerimento. Ele explicou que a Binance utilizou cada uma dessas empresas, em diferentes momentos, para evasão de divisas, com fortes suspeitas de lavagem de dinheiro. Algumas dessas empresas chegaram a ter suas atividades suspensas pelo Banco Central após romperem relações com a Binance, devido ao descumprimento de regulamentos.

A troca de farpas entre os deputados Alfredo Gaspar e Luciano Vieira, apoiado pelo deputado Cabo Gilberto Silva, levou à suspensão da votação. A reunião da CPI precisou ser encerrada devido à ordem do dia da Câmara dos Deputados, que requer a suspensão dos trabalhos paralelos.

Processo deve ouvir depoimento dos envolvidos

A votação do requerimento deve continuar na próxima reunião da CPI, que ocorrerá na próxima semana. Na última quinta-feira (3), às 10h, a CPI ouvirá o depoimento de Francisley Valdevino da Silva, também conhecido como “Sheik das Criptomoedas”, criador do projeto Rental Coins.

Abaixo, veja a lista de requerimentos aprovados nesta terça-feira, divididos por categoria:

  • Gustavo Henrique Furtado Scarpa (ex-atleta do Palmeiras), Willian Gomes de Siqueira (atleta do Athlético Paranaense), Mayke Rocha de Oliveira (atleta do Palmeiras), Gabriel Nascimento (sócio da Xland Holding) vão representando a empresa Xland Holding.
  • Para esclarecer acerca do lançamento do fan-token BFT (Brazil National Football Team Fan Token) foram convidados Onur Altan Tan (CEO da Bitci) e Ednaldo Rodrigues Gomes  (presidente da Confederação Brasileira de Futebol, CBF).
  • Para esclarecer sobre a suspeita de fraudes da empresa “18K Ronaldinho” foram convidados Ronaldo de Assis Moreira (Ronaldinho Gaúcho), Ronaldo de Assis Moreira (irmão e ex-empresário de Ronaldinho Gaúcho), Marcelo Lara (sócio da empresa) e Bruno Rodrigues (gestor de operações da empresa).

Empresas são convocadas para esclarecer sobre criptomoedas e tokens na CPI

A CPI convocou, ainda, algumas empresas estabelecidas no mercado para prestar esclarecimentos acerca do mercado de criptomoedas e tokens, além de blockchain e mineração. Entre elas estão:

  • Henrique Shibutani, representante da XP Investimentos;
  • Thomaz Lysakowski Fortes, representante da Nubank;
  • Carlos Mauad, representante do Magazine Luiza;
  • Andre Chaves, representante do Mercado Livre;
  • Daniel Botelho Mandil, representante do PicPay;
  • Cesar Trevisan, representante da 99;
  • Paulo Boghosian, representante do Traders Club;
  • André Portilho, representante da BTG Pactual.

A CPI das Pirâmides Financeiras se mantém ativa em suas investigações, buscando esclarecer as relações entre empresas brasileiras e a Binance, bem como outras questões relacionadas ao mercado de criptomoedas. A próxima reunião promete ser intensa e reveladora, com importantes depoimentos agendados para esclarecer os esquemas fraudulentos que têm causado preocupação entre os investidores.

Acompanhe a cobertura completa desses acontecimentos aqui no nosso portal, onde continuaremos a fornecer as últimas atualizações sobre a CPI e seus desdobramentos.

Leia também:

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui