Atualizado em 11/07/2022 por Ana Luiza
A Curve DAO Token – CRV – teve um aumento de 30,02% em seu valor de mercado nos últimos sete dias e mantém seu ritmo de crescimento nas últimas 24 horas, ainda que com pequenas variações – de acordo com dados do mercado do dia oito de junho, às 16h15. No momento da redação desta matéria, o valor do token é de 1,03 dólares. Isso faz com que a criptomoeda seja uma das mais atraentes desta semana.
O projeto Curve DAO Token foi criado para ser uma plataforma de trocas descentralizadas de alguns tipos de derivados de Bitcoin e, ainda, outros produtos tokenizados, como renBTC e sBTC, por exemplo.
Sendo um protocolo bastante inovador, funciona também como um agregador de liquidez, o que faz com que se combinem liquidez com outras formas de facilitar as mais diferentes conversões de tokens, sendo as suas principais vantagens, enquanto plataforma, as de oferecer baixo slippage e, sobretudo, taxas operacionais mais baixas.
Utilizando o Curve DAO Token, os usuários da plataforma acabam por ter maior capacidade de oferecer liquidez para diferentes pools da Curve, obtendo, por meio dessa ação, maiores receitas e menores taxas em suas transações.
No Curve DAO Token todas as taxas são geradas a partir de pagamentos que diferentes usuários da plataforma fazem. Isso permite que haja, na comunidade, um senso muito mais colaborativo, que faz com que todos acabem por gerar maior receita para todos.
Como se dá o funcionamento do Curve DAO Token?
O funcionamento da plataforma Curve é baseado por um recurso computacional e matemático, que foi projetado de forma que seja possível fazer com que diferentes stablecoins possam negociar entre si sem que, para isso, um alto valor tenha de ser desembolsado pelos investidores. O recurso desenvolvido pela Curve DAO Token recebe o nome de “curva de ligação”.
Todas as curvas de ligação da plataforma são empregadas também por outras redes de DeFi – finanças descentralizadas -, tal como o Uniswap de câmbio descentralizado, tomando por exemplo.
No entanto, ao contrário da curva de ligação utilizada pelo Uniswap, que se concentra servindo uma grande quantidade e variedade de criptomoedas, a plataforma Curve acaba por ter a sua curva de ligação concentrada apenas em stablecoins.
Na prática, esse tipo de plataforma, como a Curve, permite que diferentes criptomoedas, em grande quantidade de stablecoins, possam ser negociadas de forma a ter menor variação em seus preços analisados de forma relativa.
A Curve também é uma plataforma que conta com pools de empréstimos, não se restringindo apenas dos seus traders para fazer a sua operação, querendo, sobretudo, usuários que possam bloquear ativos de forma que outros possam fazer negociações.
Por conta disso, os pools de empréstimos foram criados, de forma a fazer com que usuários deixem seus tokens em staking para que outros possam fazer empréstimos e aproveitar a onda de valorização da cripto de forma a beneficiar tanto quem empresta quanto a rede como um todo.
Essas ações da Curve são aquelas que melhor podem explicar seu sucesso, portanto.
Saiba mais: Coca-Cola anuncia coleção de NFTs em comemoração à diversidade LGBTQIA+