Dólar mostra força com expectativas sobre inflação

0
Dólar mostra força com expectativas sobre inflação
Foto: REUTERS / Mohamed Abd El Ghany

Atualizado em 19/05/2023 por Ana Luiza

O dólar apresentava pequenas variações em relação ao real nesta sexta-feira, 19, seguindo o movimento da moeda norte-americana no cenário internacional, enquanto os investidores aguardavam os comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, mais tarde no dia.

Por volta das 9h59 (horário de Brasília), o dólar à vista registrava um leve avanço de 0,07%, sendo negociado a 4,9723 reais na venda, mostrando alguma instabilidade em meio às oscilações da moeda norte-americana no exterior.

De acordo com Fernando Bergallo, diretor de operações da FB Capital, em uma entrevista para a Reuters, a movimentação tímida do dólar pela manhã refletia o enfraquecimento da moeda norte-americana em relação aos principais concorrentes e também às moedas emergentes, além da falta de eventos negativos significativos no cenário local.

O índice do dólar em relação a uma cesta de moedas apresentava uma queda de 0,24%, recuperando parte das perdas após uma queda acentuada anteriormente, enquanto as moedas da Austrália, México e Chile, importantes pares arriscados do real, mantinham-se estáveis ou registravam pequenos ganhos.

Leia também: Tether utilizará lucros para comprar Bitcoin

Política monetária dos EUA fortalece do dólar

Bergallo destacou que o foco do dia estaria na participação de Jerome Powell em um painel de política monetária durante uma conferência de pesquisa do banco central dos EUA em Washington, a partir das 12h (horário de Brasília). “As declarações devem influenciar os preços hoje, em meio às discussões sobre a trajetória da política monetária nos EUA e também sobre o teto da dívida; esses parecem ser os principais fatores de influência hoje”, afirmou Bergallo.

As autoridades do Federal Reserve estão iniciando discussões sobre se devem caracterizar uma eventual pausa no ciclo de aperto monetário como uma interrupção prolongada da série de aumentos agressivos das taxas de juros ou apenas uma pausa temporária para dar algum espaço à economia, com possíveis aumentos nos custos de empréstimos no futuro se a inflação não se reduzir.

Enquanto isso, as expectativas de um acordo sobre o teto da dívida nos Estados Unidos estavam cada vez maiores, o que poderia evitar um potencialmente desastroso calote. Negociadores democratas informaram ao presidente Joe Biden que estão progredindo constantemente nas negociações para evitar um calote já em 1º de junho.

No Brasil, os operadores não identificavam muitos pontos de atenção e continuavam observando apenas o andamento do novo arcabouço fiscal no Congresso.

À tarde, a atenção do mercado provavelmente se voltaria para um seminário promovido pelo Banco Central em São Paulo, cuja abertura, às 14h, seria feita pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participaria como moderador de uma das sessões e também faria o encerramento.

No dia anterior, o dólar à vista encerrou o pregão cotado a 4,9687 reais na venda, com alta de 0,69%.

Leia também: Trader avisa: Os gráficos apontam para uma possível queda no valor do Bitcoin

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui