Elon Musk do TikTok promete Bitcoin grátis

0
Elon Musk do TikTok promete Bitcoin grátis

Atualizado em 19/09/2023 por Ana Luiza

Uma nova onda de fraudes com criptomoedas está assolando as redes sociais, com o TikTok emergindo como um terreno fértil para golpes envolvendo deep fakes de Elon Musk, o magnata da tecnologia. Os golpistas prometem distribuir Bitcoin gratuitamente, mas a realidade esconde uma trama enganosa que pode resultar em prejuízos significativos para os incautos.

No modus operandi desse ardiloso esquema, as vítimas são conduzidas a um site externo após assistirem aos vídeos no TikTok. Lá, são encorajadas a inserir um código promocional encontrado nos vídeos, alegadamente para resgatar uma fração de Bitcoin. O site, meticulosamente projetado para se assemelhar a uma corretora de criptomoedas, chega até a exibir um suposto crédito de Bitcoin após a inserção do código.

tiktok-elon-musk-golpe-688x675.jpg

No entanto, a armadilha está prestes a se fechar. Para efetuar o resgate da quantia prometida, os usuários são instruídos a realizar um depósito em Bitcoin, alegando ser um procedimento de ativação de conta. O depósito mínimo solicitado é de 0,005 BTC (aproximadamente R$ 665).

Ao cederem ao pedido dos golpistas, as vítimas se deparam com uma nova barreira: a quantia prometida nunca é liberada. Em vez disso, os criminosos retêm o valor do depósito e cortam qualquer comunicação. Além disso, os golpistas solicitam a verificação da identidade dos usuários por meio de um processo conhecido como KYC (Conheça Seu Cliente), o que, infelizmente, não passa de mais um estratagema para obter informações sensíveis.

Este golpe não é exclusivo do TikTok. Recentemente, uma live falsa no YouTube resultou no roubo de R$ 700.000 em Bitcoin de indivíduos que acreditavam na promessa de criptomoedas gratuitas. Ademais, o Twitter, plataforma social frequentemente associada a Elon Musk, enfrenta uma epidemia de perfis falsos e robôs promovendo golpes.

A lição que fica é clara: cautela é a melhor defesa. Desconfie sempre de ofertas aparentemente generosas e evite fornecer suas criptomoedas a terceiros desconhecidos. A vigilância online é a chave para proteger seus valiosos ativos digitais.

Leia também:

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui