Esquema de extração ilegal de garimpeiros é descoberto

0
Esquema de extração ilegal de garimpeiros é descoberto
Foto: Divulgação/Polícia Federal

Atualizado em 23/01/2024 por Pedro Moraes

Uma rota de exportação do minério quartzo verde foi descoberta pela Polícia Federal (PF). O trajeto é considerado ilegal e liga o Brasil à China em um esquema envolvendo garimpeiros da Bahia com estrangeiros. Pontos de garimpo, dessa forma, estão presentes em uma fazenda em Jaguarari, que é uma propriedade rural no interior baiano.

Na residência, há uma organização dos garimpeiros da região e permissão ilegal para extração do minério valioso. Por meio das investigações ficou possível perceber que a extração ocorre sem autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) ou licença ambiental.

Os investigadores ainda descobriram que o mineral era exportado para a China, por meio do Porto de Salvador, em contêineres. O local é conectado ao centro da capital baiana pelo centro histórico, o qual fica na região da Cidade Baixa.

Ao mesmo tempo, a corporação deflagrou a Operação Gameleira na última quarta-feira (17) contra esse grupo de garimpeiros. Eles são investigados pelos seguintes crimes: mineração ilegal; usurpação de bens da União; porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada, em conjunto com garimpeiros estrangeiros.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui