Atualizado em 12/01/2024 por Ana Luiza
Na última quarta-feira (10), a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) aprovou 11 ETFs de Bitcoin à vista, marcando um avanço significativo no mercado financeiro.
No entanto, entre esses, o fundo da brasileira Hashdex destaca-se como o único que ainda não iniciou oficialmente suas negociações nos EUA. A peculiaridade reside na ausência de Bitcoin à vista em seu portfólio, impedindo o início efetivo das operações.
A Hashdex, que já obteve a aprovação da SEC para seu ETF, aguarda agora a efetivação das declarações de registro dos fornecedores do ETF para que as negociações possam começar. O Wall Street Journal relata que a gestora está convertendo seu ETF existente de Bitcoin futuro para um produto à vista (spot), processo que requer a aprovação do prospecto, uma atualização do produto em si.
A conversão do fundo para o tipo spot foi aprovada, mas a fonte do Portal do Bitcoin destaca que ainda é necessário obter a aprovação do prospecto, um processo adicional devido ao fato de o fundo já operar como um ETF de futuros. A gestora planeja realizar a conversão de forma cuidadosa, considerando questões técnicas, como a curva de preço dos futuros, para evitar desbalanceamento na performance do fundo.
Em um comunicado de imprensa emitido na quinta-feira, a Hashdex corrigiu anúncios anteriores, explicando que o fundo atualmente é um produto futuro e não possui Bitcoin à vista em seu portfólio. O nome e a estratégia de investimento serão alterados para incorporar o Bitcoin à vista após a aprovação do prospecto pela SEC, atualmente em revisão.
Enquanto aguarda a conclusão dos trâmites finais, o ETF da Hashdex continua a ser negociado nos EUA como um produto de futuros de Bitcoin, identificado pelo ticker DEFI. Apesar disso, a gestora celebrou a aprovação da SEC para seu ETF à vista, organizando um evento no PubKey, um bar temático de Bitcoin em Nova York, na noite de quarta-feira, conforme relatado pelo WSJ.
Leia também:
- Crise na Celsius: Clientes que sacaram antes da falência estão sendo obrigados a devolver os fundos
- Bitcoin dispara e vai a US$ 47 mil com aprovação de ETF
- Disparam negociações de memecoins inspiradas em ETF do Bitcoin
- 99,7% das compras de Bitcoin no exterior destinadas à revenda nacional, revela Banco Central