Atualizado em 10/11/2022 por Ana Luiza
A maior parte das criptomoedas do mercado enfrentaram forte queda na última quarta-feira, dia 9, após a crise envolvendo a FTX e o token FTT. Isso ocorreu, sobretudo, depois que a própria Binance assumiu que a FTX estava com problemas imensos relacionados à sua liquidez.
Diante desse cenário, o problema que envolve as contas da exchange FTX fez com que uma nova crise envolvendo as criptomoedas começasse a aparecer no mercado, criando uma nova onda de baixa que atingiu também criptomoedas com alta capitalização, tal como a Ethereum.
Na última segunda-feira, o CEO e fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, afirmava que a exchange estava indo bem e que todas essas informações a respeito da insolvência do capital da Alameda Research e, por conseguinte, da própria FTX, não passavam de rumores.
No entanto, nessa última terça-feira, o quadro se agravou enormemente e, com isso, ficaram bem claros que as empresas estavam passando por diferentes problemas financeiros.
De acordo com o que foi noticiado ainda na terça-feira pelo portal de notícias voltadas ao mundo cripto, o CriptoFacil, a crise de liquidez que a FTX tem enfrentado teria sido desencadeada ainda no último domingo, dia 6 de novembro, quando a Binance anunciou que estava vendendo todas as suas reservas de tokens FTT.
Essa notícia pegou o mercado de forma bastante desprevenida, isso porque apontava que a Binance “sabia” de algo que ainda não era nem confirmado e nem mesmo divulgado pela própria FTX.
Isso fez com que o mercado do token FTT perdesse bastante capital, mas nada como visto até agora. Nessa ocasião, mais de 854 milhões de reais foram despejados no mercado em forma de tokens FTT.
Saiba mais: Deribit sofre hack e restringe saques e depósitos dos seus clientes
Com o derretimento da stablecoin FTT, FTX bloqueia novas liquidações
Mesmo com o bloqueio de novas vendas da stablecoin FTT, o esforço da FTX não foi nem bem visto pelo mercado e nem mesmo causou um impacto positivo nas cotações da criptomoeda.
De acordo com dados do CoinGecko, apenas nas últimas 24 horas já são acumulados mais de 75% em perdas no valor do token. Por conta disso, a stablecoin que já teve o valor de 88 reais na última terça-feira, agora vale menos de 22 reais.
Ainda de acordo com dados obtidos pela CoinGecko, o valor de mercado total quando consideradas todas as criptomoedas, já caiu mais de 10% apenas no último dia, chegando agora aos 913 bilhões de dólares.
Enquanto volume de negociações, no entanto, ocorreu um aumento de 130% nas últimas 24 horas, o que não quer dizer que isso seja ou possa ser considerado como um dado positivo, visto que muitos investidores também passaram a liquidar suas posições em Ethereum e em Bitcoin, causando perdas também para as duas principais criptomoedas do mercado.
Se esse é um momento que nos aproxima do colapso sofrido pelo ecossistema Terra, no entanto, ainda não sabemos.