FTX despenca 75% depois de surgirem boatos de que a empresa estaria passando por insolvência

0
FTX despenca 75% depois de surgirem boatos de que a empresa estaria passando por insolvência

Atualizado em 09/11/2022 por Ana Luiza

O token nativo da FTX, de mesmo nome, caiu 75% em apenas 24 horas depois que rumores a respeito de uma provável insolvência da empresa começaram a surgir no mercado.

Enquanto motivo para os rumores temos uma investigação que está em curso e que é bastante recente e tem como ponto focal os ativos da FTX e da sua empresa agregada, a Alameda Research. Segundo a investigação, há grandes indícios de que a empresa é absolutamente insolvente.

Por conta dessa investigação, os investidores da criptomoeda logo começaram a despejar suas aplicações no mercado, causando a queda bastante acentuada no valor do criptoativo. Isso aconteceu depois que a CoinDesk revelou que a empresa de Sam Bankman-Fried – SBF – pode ter sido construída sobre absolutamente nada. Ou seja: é apenas um castelo feito de cartas, bastante frágil e que pode desabar a qualquer momento.

Para que possamos entender um pouco melhor o caso é necessário explicarmos que as empresas de SBF estão divididas entre a sua exchange, a FTX, e a Alameda Research, que é focada em comércio. De acordo com a CoinDesk, há um documento financeiro privado que revela que a grande parte de todo os ativos da Alameda Research estão alocados em altcoins que não têm liquidez. Ou seja: isso pode ser absolutamente perigoso para os seus clientes.

Saiba mais: Bitcoin e Ethereum reagem antes de decisão do Fed a respeito da nova taxa de juros dos Estados Unidos

Estariam FTX e Alameda Research insolventes?

Se o cenário de insolvência das empresas de SBF for realmente procedente, a Alameda Research, em especial, pode estar ocupando um terreno bastante instável e perigoso. Isso porque, se uma empresa tão importante quanto ela vir a colapsar, o mercado pode, igualmente, colapsar, tal qual aconteceu com a Terraform Labs em maio de 2022.

Por conta disso, o relatório em questão pode ser uma grande bomba para o ecossistema, sempre tomado como bastante promissor, criado por SBF.

De acordo com a CoinDesk, o documento financeiro privado representa apenas uma pequena parte do que são as finanças da Alameda Research e, por conta disso, deve ser analisado de maneira bastante cautelosa pelo mercado.

Diante disso, o relatório afirma que a Alameda Research tem aproximadamente 14 bilhões de dólares em ativos e apenas 8 bilhões de dólares em passivos, o que é algo realmente preocupante para esse mercado.

Assim, o FTT vem sendo vendido de forma realmente massiva e, atualmente, cerca de 23 milhões de tokens já foram despejados no mercado, transferidos da Binance.

Segundo os rumores que vêm se apresentando no mercado, esse valor é nada mais e nada menos que o investimento da própria Binance em FTT, o que é mais um fator de preocupação para o mercado, dado que a exchange mais importante dele já está se desfazendo das suas aplicações em tokens emitidos pela concorrente FTX.

Saiba mais: Nicolai Muchgian, cofundador da MakerDAO, é encontrado morto em praia de Porto Rico

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui