FTX anuncia plano de ressarcimento de clientes, mas não promete 100%

0
FTX anuncia plano de ressarcimento de clientes, mas não promete 100%

Atualizado em 20/10/2023 por Ana Luiza

Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (16), a agora falida corretora de criptomoedas FTX revelou um plano para compensar seus clientes afetados por sua quebra. No entanto, a notícia não foi bem recebida, uma vez que o plano não prevê o reembolso total das perdas dos investidores.

Embora o anúncio sugira que esse possível acordo possa marcar o fim do processo de recuperação judicial da FTX, o mercado reagiu de forma negativa aos termos propostos. O token da FTX, FTT, foi negociado a US$ 1,03 na terça-feira (17), registrando uma queda diária de 3%.

Em três ocasiões anteriores, quando surgiram esperanças sobre o retorno da FTX, o token FTT experimentou valorizações de até 40%. No entanto, um ano após a falência da corretora, o FTT sofreu uma queda de 96% em seu valor.

O novo plano de ressarcimento da FTX, anunciado na segunda-feira (16), está previsto para ser apresentado ao tribunal até 16 de dezembro de 2023, necessitando de aprovação para que os pagamentos possam começar.

“Espera-se que os clientes recebam mais de 90% do valor distribuível em todo o mundo se o plano for aprovado”, afirmou a empresa.

A empresa acrescentou que, se aprovado pelo Tribunal de Falências, o “Acordo de Déficit do Cliente” resolverá litígios sobre a propriedade do cliente movidos contra os credores da FTX e facilitará a confirmação do “Plano Alterado” no segundo trimestre de 2024.

Apesar do processo de recuperação estar se movendo rapidamente, nem todos os envolvidos parecem satisfeitos com a proposta. Após o anúncio, a FTX desativou os comentários em suas redes sociais, mas inúmeras reclamações foram registradas em relação aos termos apresentados.

Um investidor expressou descontentamento, afirmando: “A criatividade dos advogados não conhece limites sobre como cobrar honorários de credores prejudicados. Esta é a coisa mais absurda que saiu da FTX, e eles não receberão um centavo de empresas sérias.”

Outro comentário destacou: “Essa corretora precisa sair e nunca mais voltar. Posso entender por que eles desativaram os comentários.”

Ao contrário de episódios anteriores em janeiro, abril e julho, o token FTX (FTT) não obteve ganhos com a notícia, o que reflete a insatisfação do mercado com a proposta.

Por fim, há especulações de que a FTX detenha participações bilionárias em várias empresas que poderiam ser vendidas, incluindo uma das maiores empresas de inteligência artificial que recebeu investimentos do Google. Essa situação pode ser uma das razões para a insatisfação dos investidores prejudicados.

Os registros do Tribunal de Falências dos EUA e outros documentos relacionados aos processos judiciais, incluindo cópias do “Acordo de Déficit de Clientes” e o “Contrato de Suporte” que o acompanha, estão disponíveis no site https://cases.ra.kroll.com/FTX/

Leia também:

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui