FTX: Sam Bankman-Fried perdeu 16 bilhões de dólares com o colapso da sua corretora de criptomoedas

0
FTX: Sam Bankman-Fried perdeu 16 bilhões de dólares com o colapso da sua corretora de criptomoedas

As últimas semanas têm sido movimentadas para Sam Bankman-Fried, o ex-CEO da FTX. Depois da derrocada da sua corretora, o ex-bilionário perdeu cerca de 16 bilhões em patrimônio líquido. A FTX, que agora entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos – a primeira etapa de um processo de falência, chegou a negociar a sua venda para a Binance, sua principal “rival” no mercado.

O ex-bilionário deverá comparecer ainda nesse mês no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Estados ainda em dezembro. Isso se deve a uma convocatória feita pelo próprio chefe do Comitê de Assuntos Financeiros do Senado dos Estados Unidos, que foi enviada a Sam Bankman-Fried na última quarta-feira, dia 7 de dezembro.

De acordo com uma estimativa feita pela revista Forbes, a fortuna do antigo CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, foi de 17 bilhões de dólares para menos de 1 bilhão de dólares em poucos dias. Assim, ele deixa de fazer parte do seleto grupo de pessoas bilionárias de todo o mundo.

No entanto, segundo especialistas do mercado e da própria revista Forbes, esse saldo pode se tornar ainda mais cruel e chegar a zero nos próximos meses, caso a falência da FTX seja realmente consolidada – o que deve acontecer de fato, segundo o que indica o próprio mercado.

Esse é um caso raro, mas longe de ser o único. De acordo com a Forbes, há uma lista recente de bilionários que foram à bancarrota nos últimos anos. Veja, a seguir, quais foram eles:

Saiba mais: LUNA: Coreia do Sul pode prender cofundador da Terraform Labs por venda ilegal de criptomoedas

Nirav Modi

O ex-joalheiro de personalidades de peso no mundo do cinema como Kate Winslet e de Dakota Johnson, está preso agora em Londres, enquanto luta contra a sua extradição para o seu país natal, a Índia.

De acordo com o que se sabe por meio da imprensa especializada, Nirav Modi foi acusado de fraudar o banco estatal da Índia, o Punjab National em mais de 1,8 bilhão de dólares para que fosse possível financiar a expansão da sua empresa, a agora falida Firestar International.

John Kapoor

Kapoor foi um dos maiores empresários e investidores da indústria farmacêutica, chegando a acumular um patrimônio líquido de 3,3 bilhões de dólares.

No entanto, em 2017, ele foi acusado de suborno por diferentes médicos para que fosse prescrito um spray de fantanil da sua empresa, a Subsys, como uma forma de tratamento da dor causada por tumores cancerígenos, mesmo quando pacientes não precisavam realmente dele.

Por conta disso, a empresa de Kapoor, a Insys Therapeutics, declarou falência e o então bilionário foi preso em 2020, quando foi sentenciado a cumprir uma pena de cinco anos.

Saiba mais: Binance lança serviço de cashback de criptomoedas de forma exclusiva para brasileiros

Conforme é possível ver, o caso da FTX e de Sam Bankman-Fried está longe de ser o único quando se trata de bilionários que, ao cometerem erros, colocam mais do que seus empregos e seus investimentos em risco.

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui