Google cria serviço de hospedagem de nodes para comunidade de desenvolvedores da Ethereum

0
Google cria serviço de hospedagem de nodes para comunidade de desenvolvedores da Ethereum

Atualizado em 03/11/2022 por Ana Luiza

O Google anunciou que criou e disponibilizou um novo serviço para desenvolvedores da Ethereum. Se trata de uma solução para a hospedagem de nodes, criada especificamente para viabilizar projetos da Ethereum.

Esse novo serviço recebeu o nome de Blockchain Node Engine e se trata de um serviço que pode ser totalmente gerenciado, podendo minimizar consideravelmente qualquer necessidade em relação à operação de nodes na Ethereum, de forma específica.

Dessa forma, os clientes do novo serviço para desenvolvedores do Google não precisarão fazer contratos com uma equipe para que seja possível criar uma rede de nodes ou, ainda, fazer o monitoramento deles, uma vez que a própria solução, bastante inovadora, pode se encarregar dessas funções.

A princípio, a ferramenta só oferece suporte para projetos desenvolvidos para a rede da Ethereum. Conforme o anúncio, no entanto, a Ethereum é a primeira blockchain que terá esse suporte, mas, no futuro, outras blockchains parecem estar na mira do Google para essa função de suporte para nodes.

Os nodes de uma blockchain são diretamente responsáveis pela execução de códigos para redes de criptoativos e, por conta disso, são fundamentais para o funcionamento do que chamamos de Web3.

Assim, os nodes são fundamentais para que as redes, tais como a Ethereum, possam funcionar da maneira esperada e correta. Para além disso, quanto maior a quantidade de nodes de uma rede, mais descentralizada – o que é esperado de uma blockchain – escalável e, sobretudo, segura, ela será.

Saiba mais: Mercado Pago lança novo produto focado em metaverso

Google cria um novo serviço para atender a desenvolvedores da Ethereum

Os principais benefícios que a nova e inovadora solução do Google oferece estão ligados, sobretudo, a uma maior velocidade para a sincronização dos nodes da rede. De forma geral, esse processo pode levar vários dias quando se trata de um serviço feito de forma particular pelo projeto.

No entanto, o Blockchain Node Engine disponibilizado pelo Google Cloud pode fazer com que esse processo se torne mais fácil e, sobretudo, mais rápido, o que irá fazer com que os desenvolvedores possam implantar um novo node por meio de uma única operação, desde que especifiquem tanto a região e a rede desejada pelo projeto – seja ela mainnet ou, ainda, testnet.

Ao mesmo tempo, o Google Cloud também promete uma maior proteção às infraestruturas em que operam a blockchain. De acordo com o Google, o Blockchain Node Engine oferece também configurações de segurança que servem, sobretudo, para ajudar a impedir o acesso não devidamente autorizado aos nodes.

Assim, o Google coloca os nodes por trás de um firewall de nuvem privada virtual e, dessa maneira, apenas máquinas e usuários que sejam confiáveis poderão se comunicar com os terminais do cliente do Blockchain Node Engine. Além disso, outros serviços que o Google oferece, tais como o Cloud Armor, poderão ajudar na proteção de nodes contra ataques DDoS.

Saiba mais: Elon Musk chega à sede do Twitter e compra pode ser concluída nesta quarta-feira

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui