Governo lança regras de emissão da nova identidade

0
Governo lança regras de emissão da nova identidade
Foto: Assessora de Comunicação/Secretaria Especial de Modernização do Estado

Atualizado em 21/11/2022 por Pedro Moraes

Na última quinta-feira (17), a Câmara-Executiva Federal de Identificação do Cidadão (Cefic) divulgou as regras para preenchimento e impressão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Nesse sentido, as regras vão estar dispostas em uma resolução aprovada em 29 de setembro.O documento, de acordo com o ofício, deve abranger o nome do estado de emissão, bem como da respectiva Secretaria de Segurança Pública ou serviço de identificação. Além disso, na CIN deve constar também o nome do cidadão e o nome social, caso haja, além de dados como CPF, sexo, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade e validade.

Ainda conforme a norma, a carteira precisa registrar também a assinatura do titular, nome da mãe, nome do pai, órgão expedidor, local, emissão. Nesse sentido, o Código Estadual deve estar inserido na parte inferior do QR Code e tem por meta decretar o posto de identificação para fins de logística das CIN.

Por consequência, as regras estabelecidas para a Carteira estão atendidas pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO, na sigla em inglês), que promove padrões internacionais para emissão de documentos.

Além disso, a nova identidade unifica de modo nacional o número do CPF como registro geral de identificação. O documento ainda compreende um QR Code que pode ser lido por dispositivos, como por exemplo, um smartphone, o qual vai permitir a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui