Javier Milei: O deputado da extrema-direita, ligado à criptomoedas que virou sucesso na Argentina

0
Javier Milei: O deputado da extrema-direita, ligado à criptomoedas que virou sucesso na Argentina

Atualizado em 14/08/2023 por Ana Luiza

A cena política argentina foi sacudida por uma surpresa nas prévias das eleições presidenciais, com o deputado ultraliberal Javier Milei emergindo como o candidato mais votado, obtendo aproximadamente 30% dos votos válidos.

Enquanto seu desempenho chama atenção, é a sua combinação de propostas polêmicas, incluindo suas conexões com o mercado de criptomoedas, que tem gerado discussões intensas. Este artigo explora o perfil multifacetado de Milei, suas propostas controversas e como ele se relaciona com o mundo das criptomoedas.

O Político Surpreendente e as Ideias Polêmicas

Javier Milei desafia a categoria política convencional, sendo considerado ultraliberal e de extrema-direita. Sua recente vitória nas prévias eleitorais argentinas despertou atenção global. No entanto, são suas ideias radicais que geraram um debate intenso.

Milei é conhecido por apoiar a proibição do aborto e o comércio de órgãos, além de defender um sistema econômico “anarcocapitalista”. Suas sugestões de extinguir o Banco Central argentino e substituir o peso pelo dólar também agitaram o mercado financeiro e político.

Javier Milei e o Universo das Criptomoedas

Dentro do mundo das criptomoedas, Milei se destaca por sua visão singular. Em meio a elogios ao bitcoin, ele o considera uma resposta à manipulação das moedas fiduciárias por bancos centrais e governos.

Ele valoriza a independência da criptomoeda em relação a qualquer entidade governamental. No entanto, ao contrário de El Salvador, Milei não vê o bitcoin como uma possível moeda nacional alternativa. Em vez disso, ele o enxerga como um instrumento de investimento, elogiando sua natureza descentralizada.

Controvérsias e Escândalos Financeiros

Apesar de seu envolvimento no mercado de criptomoedas, Milei não está imune a controvérsias. Em 2022, a empresa Coinx, na qual Milei estava associado, foi acusada de operar um esquema de pirâmide financeira e encerrou suas operações.

O político compartilhou fotos com fundadores da empresa em 2021, mas posteriormente negou qualquer associação. No entanto, ele enfrenta um processo aberto por vítimas do esquema, alegando terem sido influenciadas por suas publicações nas redes sociais.

Regulamentação das Criptomoedas e a Visão de Milei

Milei também tem opiniões divergentes sobre a regulamentação das criptomoedas. Enquanto empresas do setor, como no Brasil, defendem regulamentações para promover a expansão do mercado, Milei acredita que os governos deveriam se manter afastados, evitando impor leis e regras de operação.

Essa posição sugere que ele favorece a autonomia das criptomoedas e o afastamento do controle estatal.

Leia também:

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui