Luiz Gastão Bitencourt – Os profissionais da nova geração

0
Luiz Gastão Bitencourt – Os profissionais da nova geração

Atualizado em 07/04/2022 por Redação



Luiz Gastão Bitencourt - Os profissionais da nova geração
Luiz Gastão Bitencourt - Os profissionais da nova geração

Nas últimas sete décadas, a responsabilidade dos dois membros do Sistema Fecomércio, o SESC e o SENAC, tem sido garantir a promoção da qualidade de vida e a educação qualitativa para empreendedores e trabalhadores. Com base nas palavras de Luiz Gastão Bittencourt, O SESC e o SENAC se concentram no turismo, no comércio de bens e serviços e em uma vida melhor para os membros de seu público. Essas instituições passaram a existir após a guerra e, atualmente, são mantidas por empresários. Vale ressaltar que esse segmento é o maior contribuinte de impostos e de empregos no Brasil.

Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio-Ceará e vice-presidente da CNC, afirmou que essas organizações focam sua atenção na oferta de educação profissional com qualidade. Elas também oferecem treinamento qualitativo para adultos que querem aprender uma profissão e ser tornarem capacitados para o mercado de trabalho, na tentativa de ser um membro responsável da família e da sociedade como um todo. Luiz Gastão, com a colaboração da equipe da Fecomércio, tem conseguido empreender esforços para promover o esporte, a saúde, a educação formal, a cultura, o desenvolvimento social e a educação profissional, pois acredita que trará resultados significativos nas vidas das pessoas.

Segundo o Presidente, o quantitativo e a qualidade dos serviços prestados pelo sistema da Fecomércio são alguns dos desafios mais relevantes. Ele também afirmou que os serviços prestados por essas entidades trazem ótimos resultados para toda a sociedade e possibilitam que o mercado de trabalho tenha um grande número de profissionais mais saudáveis, focados e mais felizes, dispostos a trabalhar.

O DESEMPENHO DO SESC CEARÁ

Mais de sessenta milhões de chamadas são feitas no SESC-CE, que é a divisão social do sistema Fecomércio liderado por Luis Gastão Bittencourt, onde cerca de 253.000 membros estão registrados com uma taxa de renovação de 98%. Mais de 1300 exposições de arte, 30 mil apresentações artísticas e diversos cursos de desenvolvimento artístico e cultural foram realizados no SESC nas duas últimas décadas. Ele foi responsável ainda pela inauguração do Teatro Sesc Emiliano Queiroz, em Fortaleza, o Teatro Sesc Adalberto Vamozi, no Crato, e o Teatro Sesc Patativa do Assare, em Juazeiro do Norte.

O SESC assumiu o desafio de chegar às escolas, praças e ONGs durante a primeira edição do Sesc Cariri Show, idealizado por Luiz Gastão Bittencourt. O show chegou à 21ª edição e tem a reputação de ser um dos maiores programas culturais e educacionais do País atualmente. Outra iniciativa de Luiz Gastão Bittencourt é o Programa Amigos do Prato, que levou à existência do maior banco de alimentos do Estado do Ceará. Este banco de alimentos atende às necessidades de cerca de trezentos mil indivíduos, através de várias organizações certificadas com dezenas de milhares de refeições fornecidas.

Na área de educação, o impacto positivo do SESC sob a liderança de Luiz Gastão Bittencourt foi formidável. Mais de quinze mil alunos de vários níveis de ensino, como Educação Infantil, Ensino Fundamental, Pre-Universitário, Educação de Jovens e Adultos, Educação Continuada de Educadores, Educação Ambiental e Idiomas, sentiram o impacto do SESC em 2018. Aumento de 1058% em relação ao número registrado no ano 2000.

De acordo com Luiz Gastão Bittencourt, houve um aumento significativo no nível de participação da população, já que cerca de dois milhões de pessoas participaram de palestras, exposições, apresentações culturais e apresentações em 2018. Vale também notar que houve um aumento maciço no número de participantes em apresentações artísticas, com um incremento de 143% registrado recentemente em comparação com os números obtidos no ano 2000.

O SESC, sob a liderança de Luiz Gastão Bittencourt, criou programas interessantes como o Patrimônio Indígena, Conversas Flutuantes, Povos do Mar e a prestigiada Exposição Sesc Cariri de Culturas. A Mostra SESC Cariri de Culturas é realizada no Cariri, e funciona como um pódio para performances de ritmos literários, performances poéticas, shows com filmes e vídeos, dança, circo, exposições e apresentações teatrais. A edição inaugural aconteceu em 1999 no Crato, uma Mostra SESC Cariri de Teatro, e atualmente é visível em vinte e seis municípios com um público de trezentos mil participantes.

Mais de sessenta e oito mil clientes demonstram interesse em atividades esportivas, além de aulas em academias do SESC, como caminhadas e corridas, e outras atividades físicas nas comunidades dos Núcleos Ativos do SESC. Segundo o Presidente, o Dia do Desafio contou com cerca de quatro milhões de participantes no estado do Ceará. Um impacto impressionante também foi sentido em outros setores, como saúde e hospitalidade, com os restaurantes de Fortaleza e no Interior, servindo cerca de quatro milhões de pratos no ano de 2018, um aumento maciço em relação aos números obtidos no ano de 2000, com o aumento recorde de 407%.

REALIZAÇÕES DO SENAC CEARA

Desde sua formação em 2010, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial tornou-se um ponto de referência no Estado do Ceará. Mais de trezentos mil profissionais foram beneficiados pelo programa. Com cerca de oitocentas opções de cursos de capacitação, técnicos e aprimoramento em seu portfólio, a instituição está agregando valor às vidas dos cidadãos.

Registros mostram que havia três escolas do Senac situadas em Fortaleza com setecentos alunos a partir de 1948.

CURSOS

Com o passar do tempo, a instituição também melhorou suas ofertas de cursos, uma vez que alinhou seu Programa com a demanda atual do mercado de trabalho, buscando atender a demanda atual de trabalhadores e empresários. Por exemplo, os cursos oferecidos em torno dos 40/50 estavam em sintonia com as demandas de mercado daquela época, e estas incluiam cursos como Línguas Estrangeiras, Técnicos de Gabinete de Exibição, Datilógrafa, Estenógrafa, Administração, Tipista e Correspondente.

Atualmente, o Senac Ceará atende às expectativas e à demanda do mercado atual de trabalho, oferecendo cursos como Moda, Artes, Design, Informática, Turismo, Saúde, Beleza, Hospitalidade e Lazer (Gastronomia e Segurança Alimentar), etc.

Por outro lado, existem cursos oferecidos desde 2018, que visam a tornar o mercado mais vibrante e inovador. Entre eles estão Inovações na Web, Computação, Somelier, Tecnologia, Barbearia, Empreendedorismo em Negócios de Turismo Sustentável, Nutrição Clínica, Assistência Domiciliar e Hospital.

FOCO NO MERCADO

Segundo Luiz Gastão Bittencourt, a instituição busca concentrar esforços na qualificação de profissionais na tentativa de prepará-los para os rigores do mercado. Em 1976, houve uma transformação significativa em agências de colocação de profissionais, uma das melhores e inovadoras iniciativas no Ceará. Nas últimas quatro décadas, este serviço presenciou várias modificações para ter uma presença robusta no Estado.

Em 2008, o banco de oportunidades do SENAC Ceará proporcionou à instituição o privilégio de orientar os alunos que passaram por treinamento nas instituições para diversas oportunidades de trabalho, além de ganhar a confiança de empresas que são de grande porte em turismo e bens e serviços. Atualmente, as unidades de Fortaleza, Maranguape, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte são atendidas pelo banco de oportunidades. Vale ressaltar que cerca de cinquenta e dois mil estudantes se formaram nessa instituição e ingressaram no mercado de trabalho, causando um impacto significativo do ano de 2008 até 2018.

EMPREGABILIDADE

Em 2017, fundamental notar que, apesar da crise, o índice de empregabilidade dos cursos do SENAC Ceará ficou em 38%. A taxa média de desemprego também foi de 12,7% no mesmo ano, e essa foi a maior desde 2012. Devido ao impacto do bom desempenho do SENAC, as estatísticas mostram que mais de oitenta por cento dos alunos que estão tendo cursos técnicos já estão empregados antes de deixar a escola. O SENAC oferece cursos de qualificação em setores com alta taxa de empregabilidade, entre eles Beleza e Moda, Turismo e Gastronomia.

Com base em uma Pesquisa de Satisfação realizada pelo IPDC em 2018, com pessoas de negócios que são atores importantes no setor de bens, serviços e turismo, observou-se que houve uma aprovação muito boa da instituição.

Não há dúvida de que cerca de 94% do publico-alvo da Instituição consideram o SENAC Ceará como a primeira opção quando querem contratar cursos de formação e qualificação profissional. Essa instituição também é reconhecida por sua excelência em outros campos, pois o SENAC Ceara venceu vários louros na Olimpíada do Conhecimento, realizada em 2008. A primeira homenagem veio na forma de uma medalha de ouro na categoria Cabeleireiro, tendo sido premiado um de seus alunos; Lia Rebecca Mendonca também representou o Brasil na WorldSkills no Canadá no ano seguinte. Os louros continuaram em 2010, quando Karoliny Alves também ganhou uma medalha de ouro em Maquiagem, enquanto Raysson Dias, que é um dos alunos do Programa de gratuidade do Senado da Cact , foi para casa com uma medalha de prata de cabeleireiro.

Em 2012, outra medalha de prata foi conquistada na categoria Cabeleireiro no Palco da Olimpíada Nacional por Patricia de Sousa. Ela foi em frente para representar o Brasil na categoria da Copa do Mundo que aconteceu na Alemanha em 2013. Em 2014, foi a vez do SENAC do Estado do Ceará conquistar a prestigiosa medalha de excelência em Técnico de Enfermagem. Na competição do ano passado na Olimpíada do Conhecimento, Sara Ariane Aguiar Lima ganhou uma medalha de ouro na categoria de Estética e Bem-Estar. Ela também representou o estado na 43ª edição da WorldSkills, realizada no ano passado.

Os métodos educacionais do SENAC Ceará não se restringem apenas às salas de aula, pois estão focados ainda na disseminação de informações e no fornecimento de conhecimento de alto nível ao público.

Por exemplo, a instituição tem palestras, eventos e workshops alinhados em seu Programa.

Exposição de Educação Profissional do SENAC

Segundo Luiz Gastão Bittencourt, este programa visa garantir o compartilhamento de conhecimentos, práticas inovadoras, tecnologias aplicadas na formação profissional, proporcionando diversos espaços de aprendizagem e princípios orientadores sobre empregabilidade em diversos setores de bens, serviços, turismo e comércio. Esta exposição envolve a disponibilização de um fórum técnico setorial, comitês consultivos e soluções corporativas em diferentes segmentos, buscando descobrir, em colaboração com os delegados de cada setor, o perfil atual do profissional de acordo com as demandas dos segmentos, e criticamente investigar as habilidades necessárias para se ajustar ao mercado de trabalho.

Mais notícias deInsider

Jantar harmonizado com vinhos portugueses no Jockey

 

Jantar harmonizado com vinhos portugueses no Jockey

 


20.08.2019 19:24

A

 

A “Avo-Condo” é a primeira acomodação em forma de abacate do mundo

 


15.07.2019 23:27

Adega Alentejana faz degustação na SP Lovers Coffee & Wine hoje

 

Adega Alentejana faz degustação na SP Lovers Coffee & Wine hoje

 


04.07.2019 11:35

1º Bike Tour tem circuito de 10 km

 

1º Bike Tour tem circuito de 10 km

 


01.07.2019 21:03

Não há posts para exibir