Atualizado em 04/07/2022 por Pedro Moraes
Quem não lembra do brincalhão e carismático Crodoaldo Valério, conhecido popularmente como Crô, da novela “Fina Estampa”, das 21h da TV Globo? Interpretado pelo ator Marcelo Serrado, o personagem mostrou, em 2011, uma versão totalmente diferente da vivida em ‘carne e osso’ pela pessoa real.
Serrado revelou, em entrevista ao jornal O Globo, detalhes de sua relação com a síndrome do pânico, condição relacionada a crises repentinas de ansiedade aguda, cuja qual já o colocou em situações de extremo pavor.
“Estou medicado até hoje. Eu sentia a mão formigando e o coração disparado. Estava num hotel fazendo um trabalho, o Eduardo Galvão tinha morrido e três dias depois tive isso. Era um cara da minha idade, aquilo detonou algo em mim. Sucumbi e falei: ‘Vou morrer. Liguei na minha casa e ninguém atendeu, fui parar na minha sogra, que ligou para um médico'”, explicou o ator.
https://twitter.com/mserradoator/status/1543598196382998539
Com 55 anos de idade, o carioca ainda explicou que, gradativamente, aprendeu a domar a doença por meio de remédios e conceitos como meditação.
“Toda vez que eu ia para um hotel, achava que ia ter a mesma coisa, detonava um gatilho, a sensação de morte. Teve um dia que estava na cama com meus filhos, tranquilo, e o coração começou a disparar. E pensei: ‘Está tudo bem, estou aqui deitado com meus filhos’. Comecei a respirar e foi melhorando. Só que até eu chegar nesse ponto. O remédio e meditação transcendental me ajudaram muito”, acrescentou.
Formado pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) em 1985, Marcelo Serrado destacou a necessidade de discutir sobre assuntos delicados como este. Ele acredita que muitas pessoas pensam que não podem passar por questões graves, porém o debate pode ser um diferencial no tratamento dos diversos casos.
“As pessoas falavam: ‘Você é um ator bem sucedido, com a família legal, salário, como tem síndrome do pânico?’. Ninguém escolhe, ela vomita em cima de você. É quase uma entidade, um encosto”, falou o artista.
Marcelo Serrado está nas telinhas da emissora carioca, interpretando o personagem Moacyr Figueira, apelidado por Moa, na novela Cara e Coragem. Há dois anos, ele participou da Dança dos Famosos, do programa Domingão do Faustão.