Mastercard inova e revela primeiro cartão de crédito com limite em criptomoedas

0
Mastercard inova e revela primeiro cartão de crédito com limite em criptomoedas

Atualizado em 06/05/2022 por Redação

Visando a popularidade impressionante das moedas digitais, a Mastercard anunciou uma parceria com a startup de cripto Nexo, e juntas as empresas revelaram seu novo cartão de crédito, que elas afirmam ser o primeiro do planeta a oferecer limite com uma garantia em criptomoedas. “A empresa reconhece que os ativos digitais estão revolucionando o cenário financeiro”, disse Raj Dhamodraran, chefe de produtos e parcerias comerciais de criptomoedas e blockchain da companhia.

Inicialmente, o novo cartão estará disponível somente na Europa, sendo diferente de alguns outros cartões baseados em cripto presentes no mercado, já que o mesmo não exige que o consumidor venda suas moedas digitais para realizar uma compra. Isso porque em vez de ser um cartão pré-pago carregado com ativos digitais, o cartão da Mastercard disponibiliza um limite de crédito a partir da quantia em ativos digitais depositados na conta do consumidor na Nexo.

Segundo a Nexo, o cartão já pode ser utilizado em mais de 92 milhões de comerciantes em todo o planeta onde a companhia atua, autorizando que os consumidores gastem até 90% da quantia fiduciária dos seus ativos digitais. Além disso, a companhia ressalta que para utilizar a ferramenta não há necessidade de pagamentos mínimos, mensalidade ou taxas de inatividade. Sendo que só serão cobradas taxas de câmbio se forem gastos mais de 20.000 euros por mês.

A empresa também não colocou restrições sobre o quanto o consumidor pode gastar ou sacar da linha de crédito aberta, enquanto isso, os juros de saque são pagos somente sobre o valor de crédito utilizado. E os juros são de 0% para os clientes que fizerem empréstimos de até 20% do seu limite.

Queridinhos dos brasileiros

No Brasil, os cartões de crédito, débito e pré-pagos, podem corresponder a cerca de 60% dos pagamentos de despesas de consumo das famílias até o final de 2022. Dessa forma, o “dinheiro de plástico” continua ocupando um lugar importantíssimo entre os meios de pagamentos mais utilizados pelos brasileiros, tornando cada vez mais o dinheiro em espécie obsoleto. Isso porque os mais variados negócios aceitam pagamentos via cartão, havendo até mesmo opções de entretenimento virtual, como as casas de apostas que aceitam cartão de crédito que, além de pensar nas facilidades de pagamento para os clientes, também disponibilizam promoções exclusivas, onde com um depósito mínimo o usuário recebe um bônus de boas-vindas generoso.

A previsão para 2022 é de que as transações envolvendo cartões no Brasil ultrapassem os R$ 3 trilhões. Mas além dos cartões, o Pix é outra alternativa de pagamentos que caiu no gosto popular, e em menos de dois anos de atividade já desbancou outros métodos mais tradicionais, como o boleto, cheque, DOCs e TED.

De acordo com o CEO da consultoria GMattos e especialista em pagamentos eletrônicos, Gastão Mattos, o aumento constante na utilização de cartões e do Pix é um sinal claro de que a digitalização da economia brasileira caminha a passos largos. “O ano de 2021 foi de transição para o mercado de pagamentos, com o surgimento do PIX. E se observou que esse período servirá de base para os negócios daqui por diante”, disse Gastão Mattos.

Mattos também ressalta que o Pix deve continuar crescendo nos próximos anos, principalmente porque a tecnologia tem sido adotada cada vez mais pelos comerciantes. “A ausência de taxas para transferência entre CPFs gera um real benefício para o vendedor, especialmente o informal, que recebe em sua conta pessoa física o valor da transação. Quando a funcionalidade do PIX Parcelado estiver funcionando isso pode mudar, embora sua implementação seja bem mais complexa do que aquela concretizada até o momento”, conclui.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui