McDonald’s oficializa desligamento de lojas da Rússia, após 30 anos

0
McDonald’s oficializa desligamento de lojas da Rússia, após 30 anos
Foto: Tatyana Makeyeva / Reuters

Atualizado em 16/05/2022 por Pedro Moraes

Os impactos da invasão da Rússia à Ucrânia continuam em evidência. Nesta segunda-feira (16), o McDonald’s anunciou que vai fechar todas as lojas localizadas em território russo. Na mesma publicação, a rede de fast food dos Estados Unidos reforçou que já começou a atividade de comercialização de seus negócios no país.

Com o começo da guerra na Ucrânia, em março, a gigante do ramo alimentício havia fechado 850 restaurantes na Rússia, tal qual suspendeu todos os seus trabalhos no país.

Uma das razões para o distanciamento do McDonald’s do país russo está relacionada a crise humanitária gerada pela guerra, visto que ressaltou que continuar com seus negócios no local “não é mais sustentável, nem é consistente com os valores do McDonald’s”.

Na Rússia, onde já atuava há mais de 30 anos, a rede de fast food norte-americana empregava 62 mil funcionários. O primeiro ‘Mc’ no país foi inaugurado depois da queda do Muro de Berlim

Com a saída da Rússia, a companhia aguarda um impacto financeiro de US$ 1,2 bilhão a US$ 1,4 bilhão. Ainda assim, no país, o McDonald’s obtém 9% do faturamento total da empresa e 3% do seu lucro operacional.

Segundo o CEO, Chris Kempczinski, motivos como a “dedicação e lealdade ao McDonald’s” dos funcionários e fornecedores russos dificultaram a tomada de decisão

“No entanto, temos um compromisso com nossa comunidade global e devemos permanecer firmes em nossos valores”, reiterou.

Por fim, a rede garantiu que vai continuar pagando os salários integrais de seus funcionário no país. O McDonald’s ainda afirmou que busca um comprador russo para remanejar esses trabalhadores.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui