PF Desmantela Esquema de Fraudes Cambiais com Uso de Criptomoedas

0
PF Desmantela Esquema de Fraudes Cambiais com Uso de Criptomoedas

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (7) a Operação SYMBOLIC, com o objetivo de desbaratar um sofisticado esquema de fraudes cambiais, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, que utilizava operações com criptomoedas como uma das principais estratégias para realizar os desvios. O caso é um desdobramento da Operação HARVEST, realizada em março de 2023, e tem como principal investigado um brasileiro radicado em Montevidéu, Uruguai.

Mandados Cumpridos e Bens Indisponíveis

A operação envolve o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, além de ordens de indisponibilidade de bens e valores que podem chegar a R$ 620 milhões. As ações estão sendo realizadas nas cidades de Curitiba, Campinas e São Paulo, após autorização da 22ª Vara da Justiça Federal em Porto Alegre.

Atuação do Grupo de Empresas

Segundo informações da PF, o grupo de empresas controlado pelo investigado atuava na intermediação de pagamentos relacionados a casas de apostas e plataformas de investimento no exterior. Entre 2019 e 2023, essas empresas movimentaram cerca de R$ 15 bilhões. O esquema envolvia a estruturação de processos de envio informal de dinheiro ao exterior e lavagem de dinheiro, com colaboradores no Brasil, Argentina e Espanha.

Uso de Criptomoedas e Remessas Informais

Uma das estratégias do grupo era realizar remessas de dinheiro ao exterior de forma informal ou irregular, utilizando o dólar-cabo e o mercado de criptoativos. Além disso, contavam com um fundo estrangeiro para compensação remota de pagamentos no exterior e o apoio de uma exchange de criptomoedas para efetuar remessas de valores de maneira não oficial.

Investigações em Andamento

A investigação também aponta para o possível envolvimento de uma corretora e um banco de câmbio nesses processos. Empresas não diretamente relacionadas à organização principal também estão sob investigação, sendo utilizadas para movimentar parte dos recursos a fim de burlar os sistemas de controle e compliance bancários, além de dissimular as operações financeiras.

Conclusão

A Operação SYMBOLIC demonstra o compromisso das autoridades em combater atividades ilegais no mercado financeiro, especialmente aquelas que utilizam criptomoedas para evasão de divisas e lavagem de dinheiro. As investigações em curso buscam desarticular completamente esse esquema fraudulento, garantindo a integridade e transparência do sistema financeiro nacional.

Leia também:

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui