Atualizado em 14/11/2022 por Ana Luiza
Depois de prometer total transparência por meio de um novo modelo de auditoria das suas contas quentes e frias, o Proof of Reserve – Prova de Reservas -, diante do colapso da FTX, a Binance lançou, na última quinta-feira, dia 10, a sua página de Proof of Assets, ou também chamada de Prova de Ativos.
No interior dessa página a maior agência de criptomoedas do mundo tornou públicos todos os endereços, bem como as atividades, das suas carteiras tanto quentes quanto frias.
Conforme destacou a Binance, essa ação faz parte do compromisso que a exchange assumiu com a transparência e, sobretudo, com a promoção da confiança dos seus investidores em seu ecossistema, que é apenas um pequeno ponto de partida.
O objetivo final, de acordo com a exchange, visa a criação de uma nova prova de fundos da Merkle Tree, que será, então, compartilhada com toda a comunidade da corretora ainda nas semanas que se seguem.
As merkle trees são estruturas de dados que são utilizadas por diferentes blockchains para que seja possível fazer o armazenamento de dados das suas transações.
Dessa forma, uma PoR de merkle tree também pode, ainda, implicar em um novo sistema que tem por objetivo provar as posses de diferentes criptomoedas dos usuários, utilizando, para isso, informações públicas de blockchain.
OKX entra na esteira da Binance e, com isso, promete mais transparência
Uma outra exchange que adotou a mesma postura, bastante semelhante à da Binance foi a OKX, que em uma publicação na sua conta oficial do LinkedIn, afirmou que publicou todos os endereços de carteiras quentes e frias que possui.
Dessa maneira, a empresa anunciou também a contratação de uma terceira que deverá fazer a sua auditoria, a fim de dar mais transparência para os seus negócios e promover, também, a confiança entre os seus clientes.
De acordo com a OKX, a transparência, a proteção ao consumidor e, sobretudo, o gerenciamento de riscos sempre vêm em primeiro lugar.
Por conta disso, a empresa divulgou também que está contratando a Armanino para fazer a auditoria em suas contas e publicar um Markle POF que seja totalmente auditável tão rápido que seja possível.
Assim, a empresa divulgou 23 carteiras de Bitcoin, bem como 13 endereços de ERC20 como uma parte das reservas para que os usuários possam verificar que a empresa tem liquidez para operar no mercado.
Essas iniciativas que estamos vendo surgir no mercado estão diretamente relacionadas aos negócios da FTX e a completa corrosão que a empresa sofreu nessa última semana, não podendo lidar com uma onda de saques por falta de liquidez – o que as duas exchanges estão demonstrando por meio da divulgação das suas contas.
Por conta disso, a Binance chegou a cogitar a possibilidade de resgatar a FTX, mas depois de analisar as contas da empresa, desistiu do negócio.
Saiba mais: Phantom Galaxies replaneja a forma de distribuição de recompensas no Astrafite Rush