O tão aguardado evento de halving do Bitcoin acabou de ocorrer, mas os olhares já se voltam para o próximo.
Com o quarto halving já concluído, o próximo está previsto para ocorrer após a mineração de mais 210 mil blocos, prevista para algum momento de 2028, dependendo da atividade da rede.
O halving é uma característica intrínseca ao Bitcoin, projetada para torná-lo deflacionário. Com apenas 21 milhões de bitcoins a serem criados, o halving reduz pela metade a recompensa aos mineradores, tornando a criação de novas criptomoedas mais difícil ao longo do tempo.
Os mineradores, responsáveis por processar transações na rede, viram suas recompensas reduzidas de 6,25 BTC para 3,125 BTC por bloco minerado no evento mais recente.
Isso significa que terão que trabalhar de forma mais eficiente. Além disso, menos bitcoins serão adicionados ao mercado daqui para frente. No próximo halving em 2028, as recompensas serão reduzidas ainda mais para 1,5625 BTC por bloco minerado.
Especialistas da indústria acreditam que cada halving aumentará o preço a longo prazo do Bitcoin, tornando-o mais escasso.
A história parece corroborar essa ideia: após os três halvings anteriores, o preço do Bitcoin subiu significativamente em um ano a 18 meses.
No entanto, a volatilidade recente do preço do Bitcoin, que atingiu uma nova máxima histórica no mês passado antes de cair, é vista como algo normal pelos especialistas do setor.