Razão do apagão está em andamento, diz ONS

0
Razão do apagão está em andamento, diz ONS
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Atualizado em 11/09/2023 por Pedro Moraes

O sistema de proteção de uma usina ficou ‘na falha’ para entrar em ação e gerou uma sobrecarga responsável pelo apagão energético do último dia 15 de agosto. A afirmação partiu do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi.

“Esta avaliação só foi possível graças às informações que os agentes [do setor elétrico] nos passaram, mostrando o tempo que o aparelho [um regulador de tensão] de uma usina demorou a entrar em ação”, admitiu Ciocchi na abertura da reunião conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

Ainda conforme o gestor da entidade privada responsável por coordenar e controlar a operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional, o equipamento em questão tinha que ter demorado 15 milissegundos para entrar em ação.

O detalhe é que o período está previsto nos projetos habilitados pelos agentes econômicos, porém demorou entre 80 milissegundos e 100 milissegundos. Ainda conforme Ciocchi, ao tentar reconstituir, em simuladores, os fatos que antecederam o apagão do último dia 15, os especialistas do setor não conseguiam obter o desligamento das fontes geradoras usando o tempo de resposta indicado nos projetos.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui