Real Digital poderá mudar todo o ecossistema de negócios no Brasil

0
Real Digital poderá mudar todo o ecossistema de negócios no Brasil

Atualizado em 21/04/2023 por Ana Luiza

Se você é um entusiasta da tecnologia e ainda não explorou o significado da introdução do Real Digital na economia, é importante que esteja atualizado sobre o assunto.

Temas como blockchain, criptoativos, criptomoedas e tokens não são mais novidades conceituais, e estão sendo cada vez mais utilizados em ambientes de negócios.

Até recentemente, essas tecnologias eram usadas exclusivamente no mundo privado, e os governos monitoravam seu impacto na sociedade e na economia através da regulação.

No entanto, vários bancos centrais em todo o mundo perceberam que poderiam ser verdadeiros agentes catalisadores de uma nova tecnologia no ecossistema de pagamentos e de negócios.

Eles começaram a discutir a adoção das chamadas Central Bank Digital Currencies ou, simplesmente, CBDC.

As CBDCs são “moedas digitais” emitidas pelos bancos centrais em um ambiente blockchain, com todas as características e funcionalidades típicas que essa tecnologia pode oferecer.

No caso brasileiro, já temos contas digitais e o dinheiro físico está cada vez mais escasso nos grandes centros. Então, qual é a vantagem ou grande mudança que uma CBDC (leia-se Real Digital) poderia trazer no ecossistema de negócios?

Uma das principais vantagens da adoção de uma CBDC é a possibilidade de simplificar e tornar mais eficientes as transações financeiras, reduzindo custos e tempo de processamento.

Além disso, uma CBDC pode aumentar a inclusão financeira, permitindo que pessoas que não têm acesso a contas bancárias tradicionais possam realizar transações financeiras.

A CBDC também pode melhorar a transparência e a segurança das transações financeiras, reduzindo o risco de fraudes e crimes financeiros.

A introdução do Real Digital pode trazer ainda mais benefícios para a economia brasileira, incluindo a possibilidade de reduzir a dependência do dólar americano como moeda de reserva e de transação internacional.

Isso pode melhorar a estabilidade do mercado cambial brasileiro e reduzir a volatilidade cambial.

Saiba mais: AAVE e outras exchanges se reuniram com o Banco Central para promover novas e inovadoras propostas para o Real Digital

O dinheiro, com o Real Digital, passará a ser totalmente programável

A resposta apresentada aqui aborda a questão das moedas digitais emitidas pelos Bancos Centrais (CBDCs).

Embora a estrutura e organização dessas moedas sejam bastante complexas, a ideia central é que elas permitirão que o dinheiro seja programável.

Isso significa que, no ambiente blockchain, os ativos virtuais podem ser transacionados automaticamente por meio de contratos inteligentes, onde se programa previamente as consequências de determinado comando que, uma vez verificado, é implementado e devidamente registrado na rede de modo permanente.

Os Bancos Centrais perceberam que um sistema oficial de pagamentos em ambiente blockchain pode lidar não somente com o fluxo financeiro, mas também com a programação de transações (negócios) de forma automática e reconhecida pelo Estado.

Atualmente, os pagamentos e as transações ocorrem em ambientes separados e dependem de uma segunda checagem, automática ou manual, para que as partes possam reconhecer a ocorrência do pagamento e determinar o fechamento da operação. A CBDC promete acabar com esse gap.

O Real Digital é um exemplo de CBDC sendo desenvolvido no Brasil. Várias empresas estão participando de um desafio para desenvolver um produto minimamente viável envolvendo o Real Digital, e os projetos estão sendo analisados pelo Banco Central do Brasil.

Essa iniciativa é parte de um esforço maior para modernizar o ambiente de negócios e explorar as possibilidades oferecidas pela tecnologia blockchain e as moedas digitais.

Saiba mais: Bitcoin segue sua luta para se manter acima de 30 mil dólares com novas incertezas no mercado

Vantagens

A digitalização do direito de propriedade de veículos e imóveis permite a transferência de propriedade em tempo real, usando a tokenização e o método de pagamento contra entrega (DvP).

Isso significa que, quando um comprador adquire um bem, o pagamento e a transferência de propriedade ocorrem simultaneamente, sem a necessidade de processos burocráticos longos e demorados.

Além disso, o Real Digital pode ser usado para transações offline, permitindo pagamentos e transferências mesmo quando os participantes não têm acesso à internet.

Isso pode ser particularmente útil em regiões remotas ou em situações de emergência em que a conectividade é limitada.

A solução de entrega de comércio eletrônico por meio de armários programáveis baseados em IoT oferece uma alternativa segura e conveniente para a entrega de encomendas. Várias plataformas de e-commerce podem ter acesso a essa rede de armários, simplificando a logística e tornando as entregas mais eficientes.

Finalmente, o método de pagamento contra pagamento (PvP) pode facilitar as transações internacionais entre Brasil e Colômbia, por exemplo.

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui