Robinhood versus SEC: Será que vem aí um novo processo?

0
Robinhood versus SEC: Será que vem aí um novo processo?

Atualizado em 03/03/2023 por Ana Luiza

A Securities and Exchange Commission (SEC), o órgão regulador do mercado financeiro nos Estados Unidos, está investigando o negócio de criptomoedas da corretora Robinhood.

A empresa confirmou a investigação, mas suas ações não mostraram impacto, mantendo-se em alta de 1,08%. A SEC tem se posicionado como o principal órgão regulador em casos envolvendo criptomoedas, considerando essas operações como valores mobiliários.

A Robinhood recebeu uma intimação investigativa em dezembro relacionada à custódia de criptomoedas. A investigação começou logo após a exchange de criptomoedas FTX entrar com pedido de proteção contra credores, gerando uma onda de ações regulatórias.

Uma das suspeitas é de que o co-fundador da corretora e da Alameda Research, Sam Bankman-Fried, tenha utilizado fundos de investidores da Alameda para comprar ações da Robinhood.

A Robinhood se beneficiou da popularização do mercado de criptomoedas durante a pandemia, auxiliando traders menores a surfar na onda de investimentos em criptoativos.

Esse movimento, no entanto, está diminuindo após a falência da FTX e de diversas outras exchanges. A corretora está tentando recomprar as ações detidas por Bankman-Fried, mas esses papéis estão em disputa judicial após o governo dos EUA apreender 55 milhões de ações da Robinhood, no valor de US$ 525 milhões, que foram compradas com dinheiro emprestado da Alameda.

Os promotores alegaram que as ações da Robinhood foram adquiridas usando fundos de clientes supostamente roubados. Em maio, Bankman-Fried revelou que comprou uma participação de 7,6% na Robinhood e disse na época “achamos que é um investimento atraente”.

A investigação da SEC é mais um passo na marcação de território regulatório no mercado cripto dos Estados Unidos. A agência tem se posicionado como o principal órgão regulador em casos de staking, custódia e outras operações envolvendo criptomoedas.

A Robinhood é uma das principais corretoras de criptomoedas nos Estados Unidos e a investigação da SEC pode ter impacto significativo no mercado.

Saiba mais: Solana para novamente e seus desenvolvedores reiniciam o protocolo, trazendo novas complicações para a blockchain

Robinhood poderá recomprar a participação de Sam Bankman-Fried

A Robinhood, plataforma de negociação de ações, aprovou um plano para recomprar a participação de US$ 578 milhões em sua empresa comprada por Sam Bankman-Fried, ex-CEO da FTX, e pelo cofundador da FTX, Gary Wang, no ano passado.

A decisão foi confirmada no relatório do quarto trimestre da Robinhood, publicado em 8 de fevereiro. A recompra das ações fortalece a confiança da equipe de gerenciamento e do Conselho de Administração nos negócios da Robinhood.

Os cofundadores da FTX compraram 55 milhões de ações da Robinhood, que foram adquiridas por meio da Emergent Fidelity Technologies, em maio de 2022, emprestando diretamente da empresa irmã da FTX, Alameda Research. 

No entanto, em 9 de janeiro, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos apreendeu as ações equivalentes a cerca de 7% da empresa, pois estarem diretamente relacionadas com a fraude financeira promovida, supostamente, por SBF.

Saiba mais: SEC coloca as stablecoins na sua mira e investiga se as criptos violam leis de proteção ao investidor nos EUA

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui