Shangai: O que deverá ser implementado com a nova atualização da rede Ethereum?

0
Shangai: O que deverá ser implementado com a nova atualização da rede Ethereum?

Atualizado em 11/01/2023 por Ana Luiza

De acordo com desenvolvedores da rede, já há um cronograma, ainda que provisório, para o lançamento da Shangai, a nova atualização da Ethereum.

A previsão da implementação da atualização da rede, a Shangai, irá permitir que os investidores façam retiradas de ETH que está mantido em staking. Por enquanto, uma lista de EIPs também já foi concluída.

O que se sabe até o momento da redação desta matéria é que os desenvolvedores da blockchain Ethereum optaram por priorizar a habilitação do sistema de saques das quantias armazenadas em forma de staking por meio da atualização Shangai antes que ocorra, de fato, a implementação da Proposta de Melhoria da Ethereum – EIP.

De acordo com o roadmap divulgado pela Ethereum, a atualização Shangai irá permitir que tanto validadores quanto investidores façam saques de ETH que estão mantidos em staking da Beacon Chain.

A EIP-4884, no entanto, também é muito importante, pois irá introduzir o proto-danksharding, que tem por objetivo central melhorar de maneira significativa a escalabilidade de todos os rollups de camada 2 antes que seja implementada de forma completa a grande atualização do Sharding da rede, que está prevista apenas para o final de 2024.

No entanto, ainda cabe informar que, de acordo com Tim Beiko, desenvolvedor da Ethereum, o consenso final da equipe que é comandada por ele foi o de focar, antes, na atualização Shangai, de forma que seja possível evitar qualquer tipo de atraso no roadmap já divulgado pela rede.

Saiba mais: Bitcoin falha e não supera 17 mil; Investidores temem o colapso de mais uma exchange do mercado

Shangai é o próximo hard fork que a Ethereum irá sofrer

Segundo informações da 151ª reunião de desenvolvedores da Ethereum Core, que ocorreu ainda em 8 de dezembro de 2022, o próximo hard fork pelo qual a rede irá passar será chamado de Shangai e irá ocorrer em março de 2023.

A atualização Shangai é o próximo e necessário passo a ser dado para que se cumpra o roteiro de desenvolvimento da Ethereum e faz parte de um sistema que conclui o The Merge, ocorrido em 2022, quando a rede passou a utilizar prova de participação – PoS – e excluiu do seu ecossistema a mineração, que utilizava um protocolo de prova de trabalho – PoW -, sobretudo por conta do seu alto consumo de energia elétrica.

Ainda que o The Merge tenha substituído de forma definitiva a mineração por participação na rede Ethereum, é a Shangai a atualização que vai mudar a forma de fazer “dinheiro” utilizando a rede, sobretudo porque ela irá desbloquear o stake de ETH que está bloqueado na cadeia Beacon da rede Ethereum.

Após a atualização Shangai, todos os usuários de stETH poderão fazer o saque dos seus fundos investidos, obtendo também as desejadas recompensas que foram obtidas por meio do investimento.

Saiba mais: NFT: Um falso jogo com personagens de Pokémon baseado em tokens não fungíveis está sendo utilizado para infectar computadores e roubar dados sensíveis

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui