Atualizado em 21/09/2022 por Pedro Moraes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) garantiu a aprovação, na última terça-feira (20), o registro inédito, no Brasil, para o teste sobre o diagnóstico de varíola dos macacos. Fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o kit molecular, pode detectar regiões genômicas dos vírus Orthopox, Monkeypox e Varicella Zoster.
De acordo com a Anvisa, o produto possui tecnologia de PCR em Tempo Real e é sugerido para o processamento de amostras clínicas. Com a missão de conceder o registro, a agência avaliou requisitos técnicos que contemplam o desempenho clínico e o gerenciamento de risco.
“A avaliação do pedido de registro pela Anvisa levou 39 dias, incluindo 17 dias utilizados pela empresa solicitante para atender as exigências técnicas feitas pela agência. A avaliação dos testes para monkeypox ocorre em regime de prioridade na agência, conforme decisão da diretoria colegiada”, comunicou o órgão.
Na terça, a publicação do registro passou a constar no Diário Oficial da União. Ainda conforme a Anvisa, a disponibilidade do produto no mercado depende da empresa detentora do registro.