The Merge: E o que acontece se tudo der errado?

0
The Merge: E o que acontece se tudo der errado?

Atualizado em 14/09/2022 por Ana Luiza

Enquanto o mercado enxerga o The Merge como uma atualização que será a saída da Ethereum para destravar seu valor de mercado, outras não enxergam bem assim. Enquanto a divergência na forma de ver um lado e o outro existem, algo que escapa a elas é a realidade e essa realidade é determinante para tudo o que ocorrerá depois do dia 14, que é a data em que a atualização The Merge realmente irá acontecer.

Se tudo der certo, temos previsões o suficiente para nos dizer o que pode acontecer. Forks, aumento no valor de mercado, valorização do token… são algumas coisas desse cenário positivo e que realmente podem ocorrer nos próximos dias ou meses. Mas e se tudo der errado? Qual é o plano B da Ethereum?

No cenário em que o The Merge é um sucesso, a atualização puxará os preços dos ativos para cima, fazendo com que o mercado se valorize novamente, alcançando, até mesmo, novos patamares nunca antes vistos.

Agora, se tudo der errado… embora existam testes preliminares que afirmam que a atualização dará certo, pelo menos do ponto de vista técnico, o que ainda pode acontecer é devastador para a rede. Caso os nodes não sigam com as suas atualizações, as coisas podem ficar tenebrosas para a rede, já que eles é que validarão as transações no protocolo proof of stake. No entanto, o risco disso ocorrer é baixo, uma vez que eles já estão sendo atualizados paulatinamente.

Outro ponto diz respeito aos projetos que usam a rede Ethereum como casa. Eles também deverão participar do processo de migração caso desejem manter seu funcionamento em dia.

Saiba mais: Previsão Ethereum: O token vai cair e morrer! Venda tudo o que for possível antes de mudar para PoS – diz cofundador da CoinGecko

O que acontece se algum projeto não quiser migrar para a nova rede, logo após o The Merge?

A parte técnica da atualização The Merge parece estar mais do que assegurada, pois foram feitos muitos testes ao longo desses dois últimos anos. Foram feitos tantos testes que parece ser impossível que a rede não tenha se preparado para todos os cenários possíveis, mas, ainda assim, podemos assumir que o risco ainda permanece.

Outro ponto que se pode esperar que ocorra são bugs no código do proof of stake que será utilizado pela Ethereum após o The Merge, bem como a ação de grupos hacker que já podem estar se preparando para entrar em ação no dia 14.

Ou seja: muitas coisas podem acontecer.

Se algo der errado nas primeiras 24 horas, serão poucos os blocos momentados na blockchain, que poderá simplesmente voltar a usar a rede antiga, voltando à estaca inicial. Ou, ainda, pode ser possível que sejam encontrados erros dias e dias após a atualização, que poderão ser corrigidos de forma mais individual sem que seja necessário resetar a rede.

Saiba mais: Airdrop de LUNA é lançado pela segunda vez pela rede Terra para reembolsar os clientes da blockchain

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui