Veja como bancos, B3 e shoppings vão funcionar durante o feriado de Tiradentes e Carnaval

0
Veja como bancos, B3 e shoppings vão funcionar durante o feriado de Tiradentes e Carnaval

Atualizado em 20/04/2022 por Maria Clara

Depois da Sexta-Feira Santa, abril ainda tem mais um feriadão, para alguns, de emenda com o fim de semana. Nesta quinta-feira (21), o Brasil celebra a memória de Tiradentes.

A data é um feriado nacional e faz referência à morte de Joaquim José da Silva Xavier, um dos líderes do movimento emancipacionista contra o domínio de Portugal, que ficou conhecido como Inconfidência Mineira.

Quem conseguir emendar o feriado com a sexta-feira (22) terá quatro dias de descanso. Os servidores públicos federais, por exemplo, ganharam ponto facultativo na sexta e poderão, a depender do órgão em que atuam, estender até o final de semana.

O período será carnavalesco se você estiver em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Nesses dois Estados o carnaval vai ter sua vez e acontecerão os desfiles das escolas de samba. Os eventos, que tradicionalmente ocorrem em fevereiro, foram transferidos para abril por causa da pandemia de Covid-19.

Quando um feriado se aproxima, a dúvida sempre paira sobre o que vai funcionar ou não na data comemorativa. No dia 21, o sistema financeiro do país não vai operar. Então, programe-se: se você precisa de algum serviço presencial em alguma agência bancária, terá esta quarta (20) ou a sexta-feira (22) para isso.

 

Bancos

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), não haverá atendimento nas agências bancárias no dia 21 (feriado de Tiradentes). No dia 22, sexta-feira, o atendimento ao público acontece normalmente.

No entanto, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking) ao longo do feriado.

Contas de consumo, como água e luz, e carnês com vencimento no dia 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo de juros, no próximo dia útil ao feriado, ou seja, no dia 22. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

 

Bolsa

A B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, também não funcionará no dia 21. Segundo a própria B3, não haverá negociação no mercado de títulos públicos federais; registro de operações no Subsistema de Registro; movimentações no Subsistema de Depósito Centralizado; movimentações de garantias no Sistema Cetip; liquidação de operações no Subsistema de Compensação e Liquidação.

Não haverá também negociação nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, bem como no mercado de empréstimo de ativos; além das operações de títulos do agronegócio; e no mercado de câmbio pronto na Câmara de Câmbio B3.

Na sexta-feira (22), as operações voltam a funcionar normalmente.

 

Rodízio

O rodízio de veículos está suspenso em São Paulo nos dias 21 e 22.

 

INSS

As agências do INSS estarão fechadas na quinta (21), mas abrem normalmente na sexta (22).

 

Shoppings

Os shoppings pelo país vão funcionar no feriado de Tiradentes, mas em horário reduzido, segundo a Alshop (associação que representa os lojistas de shoppings). Na quinta-feira (21), as unidades estarão de portas abertas das 14h às 20h; na sexta, voltam ao horário normal, das 10h às 22h; e, no domingo, das 14h às 20h.

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui