Raj Gokal, um dos cofundadores da Solana, a atualização que a sua principal rival, a Ethereum, sofrerá no próximo dia 15, será positiva para toda a indústria de blockchain.
Isso porque, para além de ser uma atualização que prevê uma guinada em prol de uma exploração energética muito mais eficiente, o chamado The Merge também atrai os olhares do mercado para o universo das criptomoedas, podendo, dessa forma, ser uma maneira de conquistar novos investidores.
O The Merge é uma atualização mais do que esperada pelo mercado de criptomoedas porque, além de ser um momento realmente histórico para a indústria de blockchain e para a economia baseada em Web3, será uma verdadeira guinada na escalabilidade da segunda mais importante rede do mercado.
Com essa atualização, a rede da Ethereum terá a capacidade de operar de forma mais ampla, oferecendo maior velocidade e taxas de operação – as chamadas e temidas taxas de gás – mais baixas para os seus clientes.
Diante disso, o cofundador da Solana, uma das Ethereum killers que surgiram no mercado e, talvez, aquela com maior potencial para superar a sua “rival”, afirmou que esse é um pequeno passo para que a rede da Ethereum possa ter toda a escalabilidade que a Solana tem hoje.
No entanto, Gokal afirma que é mais do que importante para o mercado que a Ethereum alcance o sucesso em sua atualização, o The Merge, sobretudo porque, por meio dela, será possível fazer com que o mercado como um todo tenha maior confiança.
Assim, ainda que “rivais”, Gokal reconhece o quanto é importante para todo o mercado que iniciativas de atualizações em forma de protocolos sejam bem sucedidas, tanto pela atenção que isso traz para esse ambiente de negócios quanto pelos novos investidores que podem surgir com a popularização desse tipo de investimento.
Saiba mais: Bitcoin recua juntamente com o mercado americano durante fechamento da bolsa
Depois de uma alta de 30%, Solana sofre o impacto da descida do Bitcoin e cai 13%
Dentre as criptomoedas mais valiosas, quem mais está sofrendo com a recuada do Bitcoin – que está vivendo um momento de fuga do seu capital para o dólar, depois do anúncio do aumento da inflação nos EUA – é a Solana, que, depois de viver semanas que computaram uma alta de 30%, viu seu token recuar 13% apenas nas últimas 24.
Essa guinada inesperada fez com que a exchange FTX – principal parceira e patrocinadora do projeto – travasse, levando seus clientes a um alto grau de irritação, dada a forma inesperada como os travamentos começaram a aparecer em suas transações.
De acordo com Raghu Yarlagadda, um dos grandes nomes do mercado e CEO da FalconX, são muitos os players que estão vendo no The Merge um ponto de guinada para o mercado criptográfico como um todo, da mesma forma que Gokal o vê.
E assim esperamos que seja nas próximas horas.