Bitcoin retoma movimento de alta antes do anúncio dos novos indicadores de inflação

0
Bitcoin retoma movimento de alta antes do anúncio dos novos indicadores de inflação
Sunrise behind gold bitcoin standing on statistics and financial charts over cryptocurrency values and prices. Virtual money or blockchain cryptocurrency in upgoing and increasing bull market.

Atualizado em 15/02/2023 por Ana Luiza

Na manhã da última terça-feira, dia 14 de fevereiro, o preço do Bitcoin (BTC) registrou uma alta de 0,9%, atingindo o valor de US$ 21.812. Além do BTC, outras criptomoedas também apresentaram tendência de alta nas primeiras horas do dia.

Esse movimento de mercado ocorre pouco antes da divulgação do Índice de Preços ao Consumidor dos Estados Unidos (CPI), que se refere ao mês de janeiro. O mercado e os investidores estão atentos a sinais de inflação que possam indicar uma elevação das taxas de juros nos EUA, o que pode comprometer a indústria de criptomoedas.

Dessa forma, caso a inflação supere as expectativas, é possível que as taxas de juros sejam elevadas, o que pode impactar o desempenho dos mercados financeiros. O consenso Refinitiv prevê um aumento de 0,4% no indicador em janeiro em comparação com dezembro e um aumento anual de 6,2%.

O mercado de criptomoedas enfrentou um dia turbulento após reguladores americanos intensificarem a ofensiva regulatória contra o setor. A oferta de contas remuneradas em Ethereum (ETH) e a Binance USD (BUSD), criptomoeda que funciona como dólar digital dentro da Binance, foram alvo das autoridades reguladoras, que estão investigando ambas as empresas por oferta irregular de valores mobiliários.

Em meio à crise interna, especialistas apontam que o setor cripto sofreu perdas desproporcionais em relação ao resto do mercado de ativos de risco, o que explicaria o alívio observado nesta terça-feira.

A Paxos, por exemplo, em resposta à ofensiva regulatória, anunciou que deixará de emitir tokens BUSD a partir da próxima semana, mas afirmou que irá acionar a Justiça contra os reguladores.

Saiba mais: Banco do Brasil irá permitir que seus clientes façam pagamentos de impostos e tributos utilizando saldo de criptomoedas

O que podemos esperar do Bitcoin em curto prazo?

Alguns analistas do mercado de criptomoedas observam que o recente movimento de queda no setor pode ser observado como normal. No entanto, não se furtam ao alertar que um recuo ainda mais acentuado estaria, ainda, dentro do esperado.

O trader e investidor anjo de criptos Vinícius Terranova afirma que espera uma nova queda do mercado após a divulgação do CPI e destaca que o Bitcoin ainda está sendo negociado acima de uma linha de tendência de baixa, o que pode levar o preço a buscar o limite dessa linha, na região de US$ 21 mil, em meio à volatilidade esperada para os mercados nesta terça-feira.

Já de acordo com o analista Fernando Pereira, da Bitget, essa visão do mercado é bastante correta. Fernando Pereira ainda aponta um padrão técnico negativo no gráfico do índice S&P500 como pista para o movimento futuro das criptomoedas.

Pereira observa que pode haver uma queda ainda mais acentuada antes de uma recuperação, especialmente com a formação de um bull trap no S&P500, o que acaba por ocorrer nos momentos em que o preço de um ativo falha na tentativa de romper um topo anterior.

Saiba mais: Kraken é a próxima empresa focada no mercado de criptoativos a entrar na mira da SEC

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui