Cardano planeja expandir seu ecossistema com o lançamento de sidechains totalmente personalizáveis

0
Cardano planeja expandir seu ecossistema com o lançamento de sidechains totalmente personalizáveis

Atualizado em 17/01/2023 por Ana Luiza

A equipe de desenvolvedores da Cardano estará disponibilizando um kit de ferramentas de software no final deste mês, com o objetivo de permitir que os desenvolvedores criem sidechains personalizadas na rede, melhorando a usabilidade e escalabilidade do ecossistema.

A Input Output Global (IOG), uma empresa de engenharia blockchain fundada por Charles Hoskinson e anteriormente conhecida como Input Output Hong Kong (IOHK), anunciou em 12 de janeiro as novas ferramentas. A notícia veio acompanhada da documentação técnica oficial do kit para desenvolvedores.

A equipe de desenvolvedores da Input Output Global (IOG) já utilizou o kit de ferramentas para criar uma rede de teste pública de uma sidechain compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM) como uma “prova de conceito”. Após a conclusão da auditoria, qualquer pessoa poderá usar essa rede para implantar aplicativos descentralizados, criar contratos inteligentes e mover tokens entre diferentes redes de teste.

O kit de ferramentas disponibilizado pela IOG permitirá que os desenvolvedores escolham seu próprio mecanismo de consenso e outros recursos específicos para suas sidechains, além de possibilitar a implantação de sidechains personalizadas na rede Cardano.

Saiba mais: Nexo é alvo de uma grande operação, uma vez que há indícios de que a empresa tenha se envolvido com a Rainha das Criptomoedas e com grupos terroristas

O que é uma sidechain e por que essa inovação pode mudar os rumos da Cardano

Uma sidechain é uma blockchain separada que opera paralelamente à blockchain principal, conhecida como mainnet. Elas buscam ampliar a escalabilidade da rede principal, que tem como foco principal a descentralização e segurança.

A IOG acredita que o desenvolvimento da sidechain possa facilitar a adoção em massa do ecossistema Cardano e prevê que surgirão “uma família de sidechains Cardano e cadeias parceiras” no futuro próximo.

Entre as “cadeias parceiras” que Charles Hoskinson deseja ver na Cardano, está a Solana. Em uma sessão de perguntas e respostas transmitida em 10 de dezembro, o fundador da Cardano afirmou que a Cardano poderia aproveitar a velocidade da rede Solana enquanto esta se beneficiaria da infraestrutura e segurança da Cardano.

Saiba mais: Huobi exclui 33 tokens em um único dia e cita alto risco de negociações e baixo volume em relação às suas demandas

A comunidade da Cardano reage de forma positiva às mudanças que serão implementadas

A novidade da Cardano causou grande frisson entre aqueles que são fãs e seguidores da rede. Um membro da comunidade, em sua conta pessoal, disse estar animado, esperando que o token experimente, também, um aumento considerável em seu valor, tal qual ocorreu com a Ethereum entre 2020 e 2021, quando foram muitas as sidechains que se lançaram no ecossistema da rede, que é a maior do mercado quando se trata de contratos inteligentes.

Outro membro da comunidade da Cardano descreveu a implantação do kit de ferramentas como uma “grande jogada” que irá “ampliar a utilização de Sidechains pela Cardano” nos próximos meses.

Além do lançamento das sidechains, o protocolo Cardano planeja implementar estilos de contabilidade paralelos como parte da sua ”fase Basho” para melhorar a interoperabilidade no ecossistema, de acordo com o seu roadmap.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui