Celsius: Ex-CEO sacou mais de 54 milhões de reais antes da falência da empresa

0
Celsius: Ex-CEO sacou mais de 54 milhões de reais antes da falência da empresa

Envolvida em diferentes polêmicas desde a sua falência, que se deu em julho de 2022, a Celsius agora enfrenta mais uma delas: seu ex-CEO teria sacado 54 milhões de reais da empresa em sua falência. Isso faz com que, de acordo com um relatório da Financial Times, a empresa seja acusada de ter usado seu colapso para beneficiar economicamente seus gestores, enquanto seus clientes amargam dívidas até hoje.

Em julho, momentos antes de colapsar, a rede congelou todos os saques feitos por seus clientes, congelando o saldo também das contas ali cadastradas. Essas retiradas que totalizam uma soma de 54 milhões de dólares aconteceram depois da falência do protocolo Celsius.

Saiba mais: Kim Kardashian deverá pagar multa milionária à SEC por conta de propaganda feita para a EthereumMax sem autorização

Como a empresa Celsius beneficiou seus gestores mesmo com o caos do seu colapso

De acordo com o relatório feito pelo Financial Times, o ex-CEO da Celsius, Mashinsku, fez uma retirada em Celsius do equivalente a 10 milhões de dólares. As retiradas que compõem esse valor ocorreram em maio, depois da empresa ter bloqueado o serviço de saque fornecido aos seus clientes.

Em meados de maio de 2022, Mashinsky retirou uma parte das criptomoedas armazenadas em sua conta. Parte desse valor foi utilizada para o pagamento de impostos tanto da esfera estadual quanto da esfera federal.

Nove meses antes, foram depositadas consistentemente criptomoedas na conta do, então, CEO, que totalizaram o que foi retirado em maio de 2022.

Apesar disso, de acordo com o relatório divulgado pela revista, Mashinsky continua comprometido com o trabalho de unir a comunidade da Celsius em torno de um plano consistente de recuperação, que deverá aumentar a liquidez da criptomoeda para todos que ainda a tem.

O ex-CEO renunciou ao seu cargo em 27 de setembro, mas só depois disso é que veio à tona a movimentação feita por ele, mesmo quando nenhum outro investidor poderia fazê-lo.

Agora, em processo tramitando contra a Celsius, o escrutínio sobre o ex-CEO se torna ainda mais potente, dado que um novo crime pesa sobre ele, o de omissão em relação à insolvência da empresa, que, mesmo em colapso, seguiu recebendo investimentos.

Saiba mais: Solana ultrapassou a marca de 100 bilhões de transações desde sua fundação

O que podemos esperar que aconteça com o ex-CEO da Celsius?

De acordo com o relatório que foi publicado pela Financial Times, caso as transações de retirada sejam confirmadas, é possível que o ex-CEO da Celsius tenha de devolver todo o dinheiro que foi sacado indevidamente.

Conforme o que determina a lei norte-americana, todos os pagamentos feitos por uma empresa até 90 dias depois do pedido de falência formalizado podem ser recuperados por via judicial.

Além dessa séria acusação que pesa sobre a gestão da Celsius, outras informações também vêm surgindo em relação à forma de administração dos recursos da empresa. Uma delas está relacionada ao próprio fundador da Celsius, que foi acusado de fazer apostas com o dinheiro da empresa.

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui