Atualizado em 16/02/2023 por Ana Luiza
O ChatGPT é a ferramenta mais recente lançada pela OpenIA, baseado em um modelo de linguagem natural de grande escala, que foi desenvolvido a partir de milhares de milhões de exemplos.
A ferramenta utiliza diferentes técnicas de aprendizado de máquina para entender contextos e gerar respostas em linguagem natural. Por meio dele, é possível responder milhões de tipos de perguntas e receber respostas de forma bastante simplificada.
Esse modelo utilizado pela OpenIA na criação do ChatGPT é um dos mais avançados já disponibilizados ao público. Por meio da ferramenta, é possível estabelecer um diálogo simples com a IA, argumentando e acrescentando informações ao conteúdo que está sendo gerado.
A máquina chamada ChatGPT é treinada utilizando uma imensa quantidade de dados, incluindo textos de livros, de artigos científicos e até mesmo de redes sociais. Como a linguagem natural é a base para a criação das respostas geradas pela ferramenta, ela é capaz de incluir em seus textos diferentes tipos de comunicação, desde linguagem mais informal às mais formais possíveis.
Dessa forma, podemos concluir que o ChatGPT consegue se adaptar aos objetivos que colocamos em nossas interações com a máquina, fornecendo, por conta da sua base de dados, respostas que parecem ser muito naturais e, sobretudo, relevantes.
Como usar o ChatGPT?
É possível utilizar o ChatGPT em uma grande variedade de aplicações, que podem realmente otimizar seu dia a dia de trabalho, criando, por exemplo, assistentes virtuais, chatbots e até mesmo sistemas de atendimento à sua base de clientes.
Por meio do ChatGPT também podemos ter ferramentas auxiliares em pesquisas científicas e até mesmo em demandas de programação, pois a ferramenta é capaz de corrigir até mesmo os códigos mais complexos.
Com o potencial da ferramenta, é possível que ela também passe a aprender com as nossas solicitações, absorvendo novas técnicas de treinamento de máquinas virtuais.
Saiba mais: Kraken é a próxima empresa focada no mercado de criptoativos a entrar na mira da SEC
Polêmicas
Embora o ChatGPT, em sua mais atual versão, tenha recebido atualizações de dados até o ano de 2021, é possível, por meio dele, criar uma infinidade de textos e argumentos que podem ser utilizados em diferentes circunstâncias, desde em situações de trabalho até em pesquisas escolares.
Isso faz com que a ferramenta tenha se tornado um alvo relativamente fácil para pessoas que não estão lá muito interessadas em uma produção rigorosa e, sim, em ter a sua vida facilitada por respostas que podem ser rapidamente conseguidas.
No entanto, isso traz um certo risco, que não pode ser ignorado. Isso porque, muitas das informações que o ChatGPT traz não são realmente corretas.
Dessa forma, ainda que ele possa realmente ser um grande orientador de demandas e de atividades profissionais ou de pesquisa, ainda vale sempre o princípio da dúvida, conferindo e atualizando informações que ele possa trazer de forma simples e natural.