Atualizado em 23/05/2022 por Pedro Moraes
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai promover, durante os próximos dias, algumas ações para incentivar o “O Dia Nacional da Adoção”. Comemorado em 25 de maio, a data engloba a campanha “Adotar é Amor”, existente há cinco anos. Ela promove uma mobilização digital, e visa motivar as pessoas acerca da adoção. Neste ano, a campanha terá apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Dessa maneira, no período de 21 a 30 de maio, faixas da “Adotar é Amor” serão expostas em 27 jogos da 7ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Outra medida vai contemplar a participação ativa das equipes das Séries A e B em um twittaço na próxima quarta-feira (25). A missão é alavancar o apoio para famílias se dedicarem ao apoio às crianças.Para aderir à campanha existente, os internautas podem seguir os conteúdos gráficos, tais quais capas para as redes sociais e materiais para Twitter, Instagram, Facebook e Stories, usando a hashtag #AdotarÉAmor.
https://twitter.com/CNJ_oficial/status/1527733398881505280
Nesse sentido, em edições anteriores, a campanha teve o auxílio e a participação de clubes como Corinthians e de artistas como Giovanna Ewbank, Taís Araújo, Preta Gil, Elza Soarese Daniela Mercury.
De acordo com dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), interno ao CNJ, existe pouco mais de 4,1 mil crianças e adolescentes disponíveis para adoção.
Em síntese, grande parte dessa quantia está fora da faixa etária da primeira infância, já que 3.237 têm mais de 6 anos. Do contrário, 282 são bebês, com menos de 2 anos de idade.
Conforme números do CNJ, nos últimos anos, adoções de crianças da categoria “difícil colocação”, como deficientes, com doenças, grupos de irmãos ou crianças mais velhas, têm aumentado
No geral, aproximadamente 17% das crianças que, estão aptas para adoção, têm problemas de saúde, 10% possuem algum tipo de deficiência, e 2.207 têm um irmão ou mais.