Criptomoedas esteve no radas dos Influencers de finanças no 1º semestre

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Criptomoedas esteve no radas dos Influencers de finanças no 1º semestre

Atualizado em 30/10/2023 por Ana Luiza

As criptomoedas continuam a dominar as conversas entre os influenciadores financeiros, apesar de um mercado relativamente estável e da ressaca da crise da FTX ocorrida no ano passado. De acordo com um recente relatório da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), as criptomoedas ocuparam o topo da lista de tópicos específicos discutidos nas postagens dos influenciadores, representando 26,1% do volume de menções, com uma média impressionante de 2.988 interações. Elas foram seguidas por “moedas” (25,9%) e “dividendos” (15%).

Embora os influenciadores estejam claramente focados nas criptomoedas, o relatório da Anbima revela que o público tem preferências diferentes. Enquanto 93% das menções se concentram em renda variável, o engajamento médio é 118% maior quando o conteúdo aborda renda fixa.

O relatório aponta para a instabilidade econômica global e as oscilações nos preços das principais criptomoedas, como Bitcoin (BTC) e Ether (ETH), como os fatores que mantêm o interesse dos influenciadores nesse setor. Além disso, o Portal do Bitcoin se destaca como um dos principais veículos que abordam o tema das criptomoedas no Brasil.

No entanto, o relatório observa uma queda de 18% na produção de conteúdo sobre criptomoedas em comparação com o segundo semestre de 2022. No geral, as criptomoedas ocupam o terceiro lugar entre os tópicos mais discutidos pelos influenciadores, ficando atrás do mercado de ações (48,9%) e da economia brasileira (10,5%).

Enquanto as criptomoedas são um tema popular entre os influenciadores, elas registram o menor volume de interações com os seguidores, com uma média de 573, sendo o único assunto a ficar abaixo de 1.000 interações.

Além disso, a Anbima anunciou recentemente novas regras que entrarão em vigor em 13 de novembro para os influenciadores no mercado financeiro. A regra mais significativa exige que qualquer material publicitário seja claramente identificado como tal, visando garantir a transparência e evitar que investidores sejam induzidos a erro. Além disso, as instituições contratantes serão responsabilizadas pela veracidade das informações divulgadas pelos influenciadores.

A regulamentação para influenciadores de criptomoedas vai além disso. Resultado da CPI das Pirâmides Financeiras, um Projeto de Lei abrange também celebridades que fazem propaganda para empresas de criptomoedas. A proposta visa criar uma nova lei para regular a contratação de influenciadores digitais em anúncios relacionados a criptomoedas. Essa medida busca evitar que influenciadores promovam projetos fraudulentos, como pirâmides financeiras.

Em resumo, as criptomoedas continuam no centro das atenções dos influenciadores financeiros, mesmo com a regulamentação em ascensão. A Anbima e o governo buscam garantir que a promoção de ativos financeiros, incluindo criptomoedas, seja transparente e responsável, visando proteger os investidores de potenciais riscos e fraudes.

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