Editor de vídeo: formas de usar um programa de edição para facilitar os estudos

0
Editor de vídeo: formas de usar um programa de edição para facilitar os estudos

Atualizado em 02/04/2024 por Redação

O uso de um editor de vídeo pode auxiliar os concurseiros a estudar conteúdos em formato audiovisual

Para os estudantes de concursos públicos que estudam através de vídeos e conteúdos disponíveis na internet, o uso de um programa de edição de vídeo pode se revelar uma ferramenta poderosa capaz de facilitar a dinâmica de estudos baseada em materiais em formato audiovisual.

Um dos principais benefícios dessa abordagem está estreitamente ligado à enorme quantidade de vídeos educativos acessíveis online. Com tantos recursos disponíveis em canais no YouTube dedicados a concurseiros, incluindo videoaulas, palestras, apresentações e outros conteúdos, é comum que os estudantes sintam-se sobrecarregados pela quantidade de informações.

Nesse contexto, o uso de um editor de vídeo se mostra como forma de organizar, destacar, segmentar e combinar todo esse conteúdo em formato de vídeo. Ao fazer isso, a manipulação digital desses materiais pode se tornar mais prática e eficiente, proporcionando uma experiência de estudo mais organizada e também mais criativa.

3 maneiras de tornar seus estudos mais práticos por meio da edição de vídeo

 

A ideia de inserir a edição de vídeos no processo de estudar para um concurso pode soar esquisita, visto que naturalmente associamos programas de edição de vídeo à produção de conteúdo para redes sociais por influenciadores digitais ou ao uso para fins profissionais por editores de vídeo experientes.

Mas um programa de edição pode ser útil durante a jornada de preparação para concursos, proporcionando diversas formas de otimizar e potencializar o processo de aprendizado. Confira algumas delas abaixo:

  • Aprimore a qualidade dos vídeos

Assim como “passamos o rascunho a limpo” para obter uma versão mais polida e legível de um texto, podemos aprimorar a qualidade dos vídeos que fazem parte do nosso acervo de materiais de estudo.

O objetivo dessa prática é refinar o aspecto visual e sonoro do vídeo, retirando ou reduzindo elementos que prejudicam a compreensão do conteúdo presente no vídeo ou que desviam a concentração de quem o assiste.

Ruídos no fundo do áudio e a instabilidade típica de vídeos gravados por dispositivos que não foram fixados corretamente são exemplos de distrações cuja eliminação é possível ao utilizar um editor de vídeo.

Quer saber como se faz? Acompanhe o passo a passo completo que elaboramos para guiar concurseiros interessados em elevar a qualidade dos vídeos destinados aos estudos.

Passo 1: Inicie um “Novo Projeto”

Caso não possua um editor de vídeo já instalado em seu computador, sugerimos o uso de softwares com interface amigável ao usuário independente de seu grau de familiaridade com a prática de editar vídeos.

O Filmora da Wondershare é uma das opções disponíveis no mercado que atende às necessidades de usos de editores de primeira viagem, assim como de usuários com experiência em edição que buscam por efeitos profissionais.

Para utilizá-lo, basta acessar o site do programa, baixá-lo e seguir as instruções de instalação dispostas na página de download. Feito isso, inicie o programa e clique em “Novo Projeto” para carregar o vídeo a ser editado na interface. 

 

Passo 2: Transfira o vídeo para o programa

O próximo passo, que será essencial para utilizar a maioria dos recursos do programa, pode ser executado de duas maneiras. 

A primeira consiste em clicar sobre a área de transferência, na qual está escrito “Clique ou arraste e solte aqui para importar vídeos, arquivos de áudio e imagens”. Em seguida, deve-se navegar pelo explorador de arquivos, clicar sobre o vídeo a ser editado e selecionar “Abrir”.

A segunda pode ser feita ao abrir a pasta onde o vídeo foi salvo, clicar sobre o arquivo e arrastá-lo até a área de transferência localizada no lado esquerdo da tela.

Passo 3: Prepare o vídeo para edição

A fim de iniciar o processo de edição, o vídeo ou conjunto de vídeos e outras mídias que irão compor o produto final devem ser adicionados à linha do tempo. 

A linha do tempo é a seção do editor de vídeo onde o componente visual e o áudio são organizados horizontalmente, proporcionando ao usuário uma manipulação intuitiva e eficiente desses elementos.

No Filmora, essa área está no canto inferior da tela, por isso, deve-se clicar sobre o vídeo que foi transferido, arrastá-lo para baixo e soltá-lo na linha do tempo.

Passo 4: Melhore o aspecto visual

Há diversas ferramentas disponíveis no Filmora capazes de ajudar estudantes que não sabem como melhorar a qualidade de vídeo, mas querem aprimorar o aspecto visual das videoaulas, gravações de palestras ou apresentações e outros materiais de estudos em formato audiovisual. Uma delas é a funcionalidade de estabilização de vídeo.

Também chamada de estabilizador de vídeo, a função “Estabilização” pode ser ativada facilmente por meio de poucos passos, são eles: clique sobre o vídeo na linha do tempo; observe a barra de ferramentas que aparecerá na lateral direita da tela; clique na opção “Ferramentas de IA” contida na aba “Vídeo”; ative o recurso de “Estabilização” e clique em “Clique para iniciar a análise”.

Após executar as ações acima, basta aguardar enquanto o programa analisa o vídeo e aplica as melhorias adequadas. O tempo de espera irá depender do tamanho do arquivo.

Passo 5: Melhore o áudio

Para editar os aspectos relacionados ao áudio do vídeo, o usuário deve clicar na aba “Áudio” posicionado ao lado da aba “Vídeo”. Ao fazê-lo, uma série de possibilidades de configurações de áudio estarão acessíveis, incluindo os recursos de redução de ruídos.

A seção “Reduzir Ruído” oferece opções avançadas de edição de áudio destinadas a pessoas familiarizadas com o processo de edição, assim como contém funções automatizadas fáceis de ativar que são ideais para os usuários iniciantes. 

Entre as opções para melhorar qualidade de vídeo, destacamos o “Aprimoramento da fala por IA”, ferramenta que utiliza inteligência artificial para identificar a voz humana e diferenciá-la do som ambiente a fim de eliminá-lo ou enfraquecê-lo. Ao ativá-la, é possível melhorar significativamente vídeos gravados em ambientes barulhentos como, por exemplo, uma sala de aula, onde diversos sons podem interferir na clareza e compreensão do áudio durante a reprodução.

Outra funcionalidade útil é a “Redução de Ruído Normal”. Igualmente alimentada por IA , a redução de ruído analisa o áudio a fim de eliminar o ruído de fundo de forma automática. O nível de redução pode ser ajustado entre 0 e 100, conforme desejado pelo usuário, sendo que a seleção de números mais próximos de 100 resultará em um vídeo com o mínimo de ruído possível.

Passo 6: Salve o vídeo editado

A última etapa é simples: clique em “Exportar”, o botão está localizado no canto superior direito da tela. Em seguida, na janela de exportação, ajuste os aspectos que julgar necessários, como nome do vídeo, local do computador no qual ele será armazenado, formato, etc.. Feito isso, selecione “Exportar” e aguarde o processo de exportação.

  • Recorte e organize trechos importantes

Uma das maneiras mais eficazes de utilizar um editor de vídeo a seu favor ao estudar para concursos é a organização e categorização baseada em temas, bancas, respostas de questões comentadas ou qualquer outra categoria relevante para o plano de estudo traçado. 

Conforme mencionamos no início do artigo, é fácil se sentir desorientado em meio a tantos vídeos que utilizamos diariamente para estudar. O primeiro passo é organizá-los criando pastas de arquivos nomeadas adequadamente, separando os vídeos por temas, disciplinas ou tópicos específicos para facilitar o acesso aos materiais relevantes, principalmente, na hora da revisão sistemática dos conteúdos.

Após a organização, o editor de vídeo pode auxiliar no corte de videos longos. Provavelmente, ao estudar ou buscar material para se preparar para seu concurso, você já se deparou com diversos vídeos cujo conteúdo é relevante e bem elaborado mas que não vai direto ao ponto, tornando-se desnecessariamente longo. 

Em vez de excluí-lo da sua lista de materiais de estudo, com o editor de vídeo, é possível destacar os trechos que são úteis e salvá-los em um ou mais vídeos para tornar o estudo mais dinâmico.

  • Crie resumos audiovisuais

Além da organização, a criação de uma espécie de resumos audiovisuais é outra maneira poderosa de aproveitar um editor de vídeo durante os estudos para concursos. 

Isso pode ser feito ao combinar diversos cortes de vídeos que explicam determinado assunto e transformá-los em vídeos resumidos, destacando conceitos importantes, questões mais complexas, fórmulas, datas cruciais e outros elementos essenciais para a compreensão dos temas presentes no edital do concurso.

Esses resumos em formato de vídeo facilitam muito na hora revisão e também estimulam a memorização e a compreensão dos assuntos estudados, pois demandam que o estudante assista os conteúdos com atenção buscando por trechos para compor o resumo.

Não é necessário se limitar a cortes de vídeos já produzidos por outras pessoas, pois com editores como o Filmora, o usuário pode ser criativo e inserir outros elementos visuais ou sonoros que tornem o vídeo mais estimulante ao estudar.

Um exemplo disso são os adesivos com animação de setas que auxiliam no destaque de pontos específicos. Para adicioná-los ao seu resumo audiovisual, siga os passos a seguir: clique em “Adesivos”, escreva “seta” na barra de pesquisa e aperte “Enter”. Quando encontrar a figura ideal, clique sobre ela e a arraste até o trecho desejado na linha do tempo.

As dicas acima visam evidenciar como, ao integrar habilmente um programa de edição de vídeo em sua estratégia de estudos, os concurseiros podem não apenas otimizar o aproveitamento de materiais em formato audiovisual, mas também tornar o processo de aprendizado mais envolvente, dinâmico e eficaz.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui