El Salvador poderá lançar títulos de Bitcoin em 2024

0
El Salvador poderá lançar títulos de Bitcoin em 2024

Atualizado em 13/12/2023 por Ana Luiza

El Salvador, pioneiro na adoção do Bitcoin como moeda de curso legal, atinge mais um marco significativo ao obter aprovação regulatória para lançar os tão aguardados “Volcano Bonds” no início de 2024. A iniciativa, liderada pelo presidente Nayib Bukele, marca um passo ousado na integração da criptomoeda no sistema financeiro do país.

Os “Volcano Bonds”, anunciados por Bukele em 2021, receberam a aprovação da Comissão de Ativos Digitais (CNAD), conforme anunciado pelo Escritório Nacional de Bitcoin de El Salvador em sua conta no Twitter. A Bitfinex Securities, divisão regulamentada da conhecida exchange Bitfinex, será a responsável por oferecer esses títulos.

O presidente Bukele expressou sua satisfação ao replicar vários posts nas redes sociais, confirmando que os “Volcano Bonds” serão emitidos no primeiro trimestre de 2024.

A proposta, inicialmente planejada para o início do ano passado, enfrentou vários adiamentos até a apresentação do projeto de lei sobre ativos digitais em novembro de 2022, que foi aprovado na Assembleia Legislativa com uma maioria expressiva de 62 votos a favor e 16 contra.

O objetivo declarado por Bukele ao lançar a proposta era arrecadar US$ 1 bilhão por meio de títulos garantidos por Bitcoin. Este projeto visa impulsionar a indústria de mineração de Bitcoin no país, baseada exclusivamente em energia renovável, incluindo a gerada por vulcões ativos.

Embora os títulos ainda não estejam lastreados em Bitcoin, os bonds emitidos pelo governo têm experimentado uma valorização expressiva, impulsionada pelo bom desempenho da criptomoeda. Até julho, os títulos emitidos em dólar já acumulavam uma valorização de mais de 60%, alinhada aos ganhos do Bitcoin, que na época registrava alta de cerca de 80% em 2023, agora superando 100%.

Os “Volcano Bonds” representam uma forma inovadora de captação de recursos para o governo, proporcionando aos investidores uma oportunidade única de participar desse novo capítulo na história financeira de El Salvador. Essa autorização para emissão de títulos de Bitcoin é apenas o mais recente passo ousado do país em sua jornada rumo à integração plena da criptomoeda em sua infraestrutura econômica.

Leia também:

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui