
Atualizado em 06/04/2022 por Redação
Eleições 2018 – Pernambuco
Escola e posto de saúde indígenas são incendiados

Uma escola e um posto de saúde, localizados no território indígena de Pankararu, no sertão de Pernambuco, amanheceram incendiados na segunda-feira (29). O crime teria acontecido na madrugada, após a divulgação do resultado das eleições que deram a vitória ao candidato Jair Bolsonaro (PSL). Ninguém ficou ferido.
A relação entre os dois fatos é feito devido as afirmações do presidente eleito durante a campanha quando prometeu acabar com a “indústria da demarcação de terras indígenas” e dar “retaguarda jurídica” para proprietários de terra que sofrerem invasões.
A comunidade, chamada de Bem Querer de Baixo, no município de Jatobá, é um dos focos de maior conflito de terra da região. Em setembro, os indígenas conquistaram na Justiça a retirada de posseiros das áreas demarcadas. Desde então, sofrem constantes ameaças.
O incêndio às unidades públicas de educação e saúde foi encarado como atentados pela população indígena da região. Eles disseram à imprensa local que estão com medo, porque acreditam que o clima de tensão e insegurança vai piorar, após o resultado das urnas.
A Prefeitura de Jabotá foi notificada e acionou a Polícia Militar. Os prédios estão passando por perícia, mas até agora ninguém foi preso.
A comunidade Bem Querer de Baixo informou que o posto de saúde atendia cerca de 500 pessoas por mês, entre indígenas e não indígenas. Ao todo, o território tem 14 aldeias.