Ethereum faz com que mineradores fiquem no prejuízo depois do The Merge

0
Ethereum faz com que mineradores fiquem no prejuízo depois do The Merge

A atualização da Ethereum, o The Merge, ocorreu no dia 15 de setembro e, com essa mudança na forma de validação das transações da rede, aconteceu também o fim da mineração. Com essa nova maneira de validar blocos de transação, chamada de prova de consenso, a atividade dos mineradores que estava com a Ethereum desde o seu começo, acabou perdendo qualquer utilidade.

O processo de mineração para a Ethereum não era exatamente barato, pois, para começar, o minerador tinha de ter pelo menos uma placa de vídeo – um dos equipamentos mais caros da estrutura de um computador, muito utilizado por gamers e, claro, por mineradores de Ethereum. Diferentemente do caso do Bitcoin, que exige um ASIC – uma máquina especializada em mineração –, a mineração para Ethereum só exigia alto poder de processamento.

A mineração de Ethereum vinha se mostrando bastante rentável no Brasil, mesmo com a energia elétrica não sendo uma das mais baratas no mundo, mas, agora, com o processo de mudança de forma de validação de transações, o trabalho de um minerador está mais do que complicado.

Foram muitas pessoas que investiram algum dinheiro para começar o trabalho de mineração e, muitos, hoje acabam se vendo com equipamentos caros instalados, com um alto custo de energia elétrica por mês – ou, ainda, com um investimento a mais, no caso de quem instala placas solares – e sem muita utilidade para o que fora investido.

Ainda que outras criptomoedas mantenham a atividade de mineração, elas acabam por não ser tão rentáveis quanto a Ethereum, estendendo, dessa forma, o período de retorno do investimento, fazendo com que ele acabe por se tornar inviável.

 Saiba mais: Binance buscará por permissão para retomar suas operações no Japão após quatro anos desde seu fechamento no país

Mineradores já sabiam que a rede Ethereum passaria pelo The Merge

A Ethereum já sinalizou há algum tempo que o The Merge aconteceria, mas, ainda assim, foram muitos os investidores que foram pegos de surpresa com a atualização do protocolo de validação de transações com criptomoedas Ether.

Dessa forma, não foram todos os mineradores que se prepararam para esse momento de guinada do mercado e acabaram por fazer investimentos bastante elevados para começar um pool de mineração mesmo sem condições de seguir em frente com ele.

Diante disso, muitas pessoas, pegas desprevenidas, acabaram por saber do The Merge apenas quando as máquinas que faziam a mineração apareceram desligadas.

Esse tipo de evento acabou sendo uma grande pedra no caminho de quem não acompanhou as notícias do mercado, ficando, agora, com um enorme prejuízo para ser amargado ao longo do tempo, dado que o investimento nas placas de vídeo pode ser bastante elevado para algumas pessoas, em troca de um rendimento incerto e que agora teve seu fim.

Por conta de situações como essa é que se torna tão fundamental buscar conhecer o mercado, bem como ficar de olho nas notícias que aparecem sobre ele diariamente. Dessa forma, se torna possível prever movimentações que podem afetá-lo financeiramente.

Saiba mais: LUNC: Binance anuncia mecanismo próprio de queima de tokens Luna Classic e token se valoriza

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui