Governo de São Paulo utiliza blockchain para facilitar transferência digital de veículos

0
Governo de São Paulo utiliza blockchain para facilitar transferência digital de veículos

Atualizado em 14/03/2024 por Ana Luiza

O governo de São Paulo lançou uma inovadora funcionalidade no aplicativo do Poupatempo que revoluciona o processo de transferência de veículos. Utilizando a tecnologia blockchain, o estado se tornou pioneiro no país ao oferecer todas as etapas desse procedimento de forma totalmente eletrônica.

Segundo o governador Tarcisio de Freitas, a iniciativa reflete o compromisso do estado com a digitalização e a modernização dos serviços públicos. A Prodesp, Empresa de Tecnologia do Governo do Estado, em parceria com o Detran-SP, desenvolveu o sistema de Transferência Digital de Veículos (TDV) no aplicativo do Poupatempo.

Embora o artigo publicado pela Prodesp não tenha mencionado explicitamente o uso de blockchain, a entidade confirmou ao Portal do Bitcoin que a tecnologia está sendo empregada para viabilizar esse novo serviço.

O processo de transferência digital de veículos é completamente automatizado e marca um marco inédito no país. São Paulo se destaca como o primeiro estado brasileiro a oferecer todas as etapas da transferência de veículos de forma eletrônica, incluindo validações, pagamentos e quitação de débitos.

Essa nova função estará disponível para vendedores e compradores que possuam conta GOV.BR nos níveis Prata ou Ouro. Nesta primeira fase, a transferência é destinada a veículos já cadastrados com o Certificado de Registro de Veículos em formato digital, dentro do território estadual.

O procedimento dispensa a necessidade de comparecimento a cartórios, pois inclui autenticação digital, eliminando a exigência de reconhecimento de assinaturas. Além disso, os usuários poderão efetuar o pagamento da taxa de transferência via pix e quitar eventuais débitos pendentes do veículo diretamente pelo aplicativo.

Para o governador Tarcisio de Freitas, investir na digitalização dos serviços públicos é fundamental para promover eficiência, transparência e economia de recursos. Ele ressalta que o próximo passo da iniciativa será expandir o serviço para transferências entre clientes e revendedoras.

O tutorial sobre o TDV está disponível no site do Detran-SP, e a entidade também fornece orientações sobre como acessar o serviço no aplicativo Poupatempo por meio de suas redes sociais.

A transferência digital de veículos representa mais um avanço no cenário de modernização dos serviços públicos em São Paulo, impulsionando a utilização de tecnologias inovadoras para simplificar processos e beneficiar os cidadãos.

Leia também:

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui