A Gucci, marca italiana de alta costura e de luxo anunciou que, em algumas das suas lojas físicas nos EUA, passará a aceitar pagamentos por suas peças em forma de criptomoedas. Dentre as criptomoedas selecionadas para o projeto teremos Ethereum, Dogecoin, Bitcoin, Shiba Inu, dentre outras. De acordo com o comunicado feito à imprensa, esse formato de pagamento passará a ser aceito até o final do mês de maio de 2022.
As lojas pré-selecionadas para participar desse sistema de pagamentos estão localizadas em Los Angeles – Rodeo Drive – e em Nova York – Wooster Street.
Além das criptomoedas que citamos, algumas stablecoins que ainda não foram listadas pela empresa também farão parte desse inovador sistema de pagamentos que a loja de alto luxo irá passar a aceitar.
De acordo com a marca, que atualmente é parte da francesa Kering SA, existem planos importantes de expandir esse tipo de serviço para as suas outras lojas na América do Norte, em um futuro bastante próximo.
A ideia é simples: conforme as criptomoedas avançam e passam a ser mais amplamente aceitas, é fato que um maior número de empresas passará, também, a aceitá-las entre seus meios de pagamento, facilitando a forma de acesso de inúmeras pessoas aos seus produtos.
No entanto, a Gucci está longe de ser a primeira marca de luxo a identificar espaço nesse mercado. A Off-White, parceira da Gucci nesse mercado consumidor, foi uma das primeiras a fazer o movimento de abrir as suas portas para o mercado de criptoativos. Hoje é possível adquirir produtos da Off-White usando suas criptomoedas em suas lojas de Paris, Londres e Milão.
Seguindo os passos da Gucci? Já são quase mil empresas no Brasil que aceitam pagamentos em criptomoedas
De acordo com uma pesquisa realizada em 2021, a Crypto Literacy, cerca de um quarto dos brasileiros têm disposição para fazer pagamentos utilizando criptomoedas ou outros tipos de serviços financeiros criptográficos.
Para atender às demandas dessa parte da população, já são quase mil as empresas brasileiras que passaram a adotar criptomoedas como formas de pagamento para seus produtos e serviços. Quando olhamos para o mundo, como um todo, esse número chega a 30 mil.
Dentre as empresas, a Wine e a Visa já contam com opções de pagamento em criptomoedas à disposição dos seus clientes. E, seguindo os mesmos passos já dados no México, a Rappi pretende expandir para o Brasil a experiência de pagamentos em cripto. Passo semelhante foi dado, inclusive, pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que anunciou que a partir de 2023 seus cidadãos poderão pagar o IPTU utilizando suas criptomoedas.
Apenas em 2021, os investimentos em criptoativos chegaram a uma movimentação recorde em 2021, atingindo a casa de quase 6 bilhões de dólares e espera-se que em 2022 esse número seja ultrapassado, sobretudo devido à crise financeira e altas taxas de inflação que o país tem enfrentado.
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