Atualizado em 28/11/2022 por Ana Luiza
Em parceria com a Binance, Cristiano Ronaldo lançou a sua primeira coleção de NFTs no último dia 18.
De acordo com a própria Binance, o lançamento da coleção de NFTs é apoiado por uma campanha de marketing globalizada, que conta também com a participação de Cristiano Ronaldo. Tanto a coleção quanto a campanha têm, enquanto objetivos, introduzir os fãs do jogador de futebol no mundo dos tokens não fungíveis e da Web3.
Em uma declaração sobre a coleção, a cofundadora da Binance e atual CMO da empresa, He Yi, declarou que a corretora de criptomoedas como um todo acredita que tanto o metaverso quanto a blockchain são o futuro da Internet.
Já o craque Cristiano Ronaldo, que está disputando novamente a Copa do Mundo pela Seleção de Portugal, afirmou que junto à Binance teve a oportunidade de fazer algo que não só captura a paixão pelo futebol, mas, ainda, recompensa os torcedores por todos os anos que lhe deram apoio e suporte.
Saiba mais: Bitcoin e Ether despencam pelo segundo dia com o temor do mercado pela quebra do Genesis
Por dentro da coleção de NFT de Cristiano Ronaldo
De acordo com a Binance, o lançamento da coleção de NFTs do Cristiano Ronaldo foi um sucesso. Ocorrido no último dia 18, o lançamento da coleção coloca o astro dos gramados em um posto único dentre os jogadores mais bem pagos de todo o mundo.
A coleção traz Cristiano Ronaldo em sete tipos de imagens animadas, que emulam estátuas. Cada NFT pode se apresentar em um dos quatro níveis de raridade da coleção, sendo a Super Super Rara a mais difícil de ser encontrada, seguida pela Super Rara, Rara e, por fim, a Normal.
Cada uma das imagens traz Cristiano Ronaldo em um momento histórico da sua carreira e, ainda, há a possibilidade de a coleção trazer para o fã do craque uma foto da sua infância em Portugal.
Saiba mais: Banco JPMorgan lança carteira própria de criptomoedas
Mercado de NFT sofre baixas históricas
Outubro de 2022 parece ter sido o pior mês para o mercado de NFTs como um todo, sobretudo por conta da tendência de baixa nas negociações com criptomoedas que já se estende desde o começo do ano, como o já famoso “inverno criptográfico”.
Novembro, ainda que desse bons sinais de que haveria uma lenta, mas gradual recuperação no mercado, foi surpreendido com uma das maiores crises de toda a história do mercado de criptomoedas, que atingiu em cheio a exchange FTX, que foi levada à falência.
Dessa mesma maneira, outros gigantes do mercado de criptomoedas e de NFTs também estão perdendo o fôlego para que possam se manter no mercado, como no caso da coleção Bored Ape Yacth Club, que vem sendo negociada a valores módicos ao longo desse mês.
Estima-se, inclusive, que um NFT da coleção Bored Ape Yacht Club, de posse de Justin Bieber, já perdeu cerca de 95% da sua valorização ao longo desse inverno criptográfico.