Real Digital trará inovações importantes para a segurança do sistema financeiro brasileiro

0
Real Digital trará inovações importantes para a segurança do sistema financeiro brasileiro

Atualizado em 06/06/2022 por Ana Luiza

O Real Digital é um projeto criado pelo Banco Central do Brasil para lançar uma moeda digital brasileira que possa atuar como uma extensão da cédula, como já conhecemos. Embora não possa ser tomada como uma criptomoeda criada pelo aparato público brasileiro, a moeda digital é uma grande inovação para a economia do país, que poderá se modernizar ainda mais.

No entanto, o Banco Central prevê que o Real Digital conte com algumas tecnologias para evitar que haja uma grande corrida a bancos e, com isso, se crie um processo em que não haverá mais qualquer tipo de intermediário para as finanças da população brasileira o que, em casos mais graves, poderá fazer com que uma crise sem precedentes se instaure no setor financeiro do Brasil.

Como uma forma de impedir que isso ocorra, o Banco Central planeja adotar tecnologias e ferramentas que permitam que haja um circuit breaker. Isso, na prática diz respeito à forma de interromper qualquer tipo de saque de forma totalmente automatizada quando uma instituição financeira específica acabar por viver uma onda de retiradas de fundos bancários que, conforme sabemos, acabam por financiar toda a estrutura de crédito no país.

Esses detalhes e outros mais aprofundados foram apresentados por Fábio Araújo, um dos economistas do Banco Central do Brasil, em um texto que foi endereçado para o Banco de Compensações Internacionais – BIS –, em que apresenta diferentes estratégias relacionadas à criação do Real Digital e dos mecanismos de defesa que se pretende adotar para proteger a nossa economia.

Saiba mais: 5 jogos para começar a jogar em junho e ganhar em criptomoedas para se divertir!

Os desafios do Real Digital: o que o Banco Central do Brasil planeja fazer para que a entrada da nova tecnologia represente verdadeiro avanço econômico para o país

Conforme apresentamos, uma das maiores preocupações do Banco Central do país em relação ao Real Digital diz respeito às estratégias que devem ser consideradas para que o sistema financeiro do país possa continuar íntegro e em expansão.

Uma crise pode ocorrer porque, vale lembrar, quem mantém depósitos bancários e dinheiro confiado a bancos poderá, simplesmente, migrar suas finanças para uma carteira digital baseada, apenas, no Real Digital.

Com isso, o usuário poderá ter o mesmo acesso que tem hoje ao sistema bancário e a todas as vantagens que bancos públicos e privados oferecem para seus correntistas, como a possibilidade de enviar e receber dinheiro sem nem mesmo tocar no papel moeda, bem como a possibilidade de fazer pagamentos e transferências eletrônicas sem ter qualquer necessidade de sair de casa.

Para evitar que isso ocorra, não haverá qualquer tipo de pagamento de juros para o Real Digital, o que pode fazer com que haja, também, desinteresse financeiro por conta da falta de vantagens que o correntista tem em relação às suas aplicações bancárias já tradicionais, evitando a total migração para o Real Digital.

Saiba mais: WAVES sobe 115,41% em apenas sete dias e empolga o mercado de criptomoedas

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui