Risco de falta de diesel: como isso impacta sua vida e seu bolso

0
Risco de falta de diesel: como isso impacta sua vida e seu bolso
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Atualizado em 27/05/2022 por Pedro Moraes

A Petrobras emitiu um alerta ao governo federal acerca do risco de desabastecimento de diesel no Brasil, segundo informações da agência Reuters. De julho a setembro, considerado o terceiro trimestre do calendário, a problemática pode ser aguçada, já que estaria relacionada ao auge do transporte de soja, responsável pelo principal commodity do país.

Por consequência, o fato tem como uma das causas a invasão russa à Ucrânia, que encareceu o preço do diesel e ampliou a escassez do produto. Além disso, a queda do real diante do dólar também aumento o patamar do combustível.

Desse modo, a Petrobras aciona a PPI (Política de Paridade Internacional) com o intuito de compor o preço dos combustíveis, baseada nos custos de importação. Em função disso, a variação do dólar e do barril de petróleo tem influência direta no cálculo.

No meio dessa turbulenta possibilidade, o governo anunciou a demissão de José Mauro Coelho, que assumiu o cargo na estatal  por apenas 40 dias. Para o seu lugar, Caio Mário Paes de Andrade, secretário de desburocratização do Ministério da Economia, assumiu o cargo.

Como resultado, o governo federal pode perder bagagem em ano eleitoral. Dessa maneira, a mensagem passada é de que existem esforços para combater a alta de preços, ainda que essas alterações não resultem em redução de preços para o consumidor.

Por fim, os aumentos podem ficar espaçados e, portanto, de toda maneira, os consumidores continuariam sentindo o alto índice no próprio bolso quanto ao preço e custo-benefício do diesel.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui