Receita chama atenção de contribuintes para golpe na restituição do IR; Saiba

0
Receita chama atenção de contribuintes para golpe na restituição do IR; Saiba
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Atualizado em 27/05/2022 por Pedro Moraes

O encerramento do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IPRF) 2022 se aproxima do fim. Dessa maneira, a Receita Federal avisa os contribuintes acerca da prática de um novo golpe contra as pessoas em processo de declaração do imposto. Os criminosos têm atuado como membros do órgão para lesar as pessoas que prestam contas ao Fisco.

Nesse sentido, o órgão reforça que não envia e-mails ou alertas com links para os contribuintes. Os criminosos encaminham mensagens como método de convencer os contribuintes a confirmar um falso cadastro para recebimento da restituição do IRPF.

De modo a passar mais credibilidade, imagens fraudulentas são usadas com a logomarca comemorativa da Receita Federal para os 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br. A mensagem envolve um link malicioso para visualização de um falso comprovante de recebimento da restituição.

Nela, os criminosos informam os dados para recebimento da restituição via Pix. Ainda assim, não existe dados sobre o número de pessoas que receberam e-mail falso e sobre a pessoa lesada.

“Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br”, reforça o órgão.

O prazo para envio da declaração termina no dia 31 de maio. Os pagamentos podem ser feitos, em cinco lotes, iniciados também no próximo dia 31, conforme o calendário.

Aqueles que não enviarem o imposto, pode receber multa de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui