Atualizado em 05/10/2022 por Ana Luiza
Na última sexta-feira uma nova interrupção aconteceu na rede da Solana, sendo essa a quinta desde o seu lançamento, que se deu em 2020. Cinco dessas interrupções aconteceram apenas durante 2022 e uma das paradas persistiu por mais de 18 horas, em setembro de 2021.
A autointitulada Ethereum Killer, a Solana, parece estar dando sinais de que não consegue acabar mesmo com a rede da Ethereum – embora, desde o The Merge, algo de muito ruim esteja acontecendo por lá também, dado que o valor do ativo tem lutado para recuperar o status anterior.
Mesmo com a sua crescente popularidade, a rede Solana apresentou ao longo dos dois últimos anos oito paradas, sendo a mais recente interrupção ocorrida na última sexta-feira, dia 30, e, essa em particular, sendo a quarta desde o mês de janeiro de 2022.
Em junho, a rede Solana enfrentou uma paralisação das suas atividades que durou mais do que quatro horas. Já em outro apagão, conforme mencionamos, a rede chegou a ficar 18 horas inativa.
Mas o que as paradas têm em comum? Tecnicamente são vários os motivos para a rede despencar, mas todas as interrupções têm uma sequela em comum: a queda no valor do criptoativo SOL.
Isso, sobretudo, pode ser entendido como uma falta de confiança na rede por parte dos seus traders, que apontam um grande declínio no valor do criptoativo, já que não conseguem, com a rede interrompida, fazer negociações com as suas criptomoedas.
Solana fora do ar: Prato cheio para a queda no valor de mercado do token SOL, que já derreteu mais de 80% neste ano
À medida em que a rede da Solana, derrubada, deixou de processar transações ao longo da sexta-feira, os desenvolvedores focaram em diagnosticar e consertar a rede, reiniciando-a.
No entanto, o mercado não foi tão contido e tampouco tão compreensivo em relação ao bom trabalho da equipe de desenvolvimento, já que o token caiu 5% em seu valor de mercado enquanto a rede estava apagada.
Como justificativa para o ocorrido, no site oficial da Solana havia uma informação, que afirmava que a rede estava com desempenho degradado e que, por conta disso, seus desenvolvedores estavam trabalhando para conseguir identificar e corrigir o erro que derrubou a rede como um todo.
Logo depois que a atualização veio à rede, a Solana acabou emitindo uma nova atualização, afirmando que a rede estava interrompida em sua completude e que, por conta disso, era incapaz de realizar qualquer tipo de transação.
De acordo com um validador, a causa da queda, dessa queda, especificamente, se deu por conta de um validador mal configurado, que acabou por criar várias instâncias de transação em um mesmo slot. Dessa forma, enquanto alguns nodes viam apenas um bloco, outros viam outros blocos.