Visa adota blockchain para tornar transações mais rápidas

0
Visa adota blockchain para tornar transações mais rápidas

Atualizado em 06/09/2023 por Ana Luiza

A gigante dos cartões, Visa, está trazendo inovação para o setor financeiro ao adotar a blockchain Solana e criptomoedas para acelerar liquidações internacionais e reduzir custos. Esta mudança representa um afastamento dos métodos tradicionais baseados em bancos e sinaliza a adaptação da Visa às demandas crescentes do mercado de criptomoedas.

A Solana como Escolha Estratégica

A escolha da Solana como plataforma para liquidações internacionais pela Visa é atribuída à capacidade impressionante dessa blockchain. Enquanto o Ethereum, anteriormente utilizado nos testes da Visa, suporta cerca de 19 transações por segundo, a Solana eleva esse número para impressionantes 2.000 transações por segundo, além de oferecer taxas mais baixas.

Como resultado desse anúncio, a Solana (SOL) viu um aumento de 5,6% em seu valor nesta manhã, sendo negociada a US$ 20,50 no momento desta redação. Em contraste, as ações da Visa na NYSE operam com uma leve queda de 0,64%.

A Importância das Stablecoins e Blockchain

Além da Solana, a Visa também mencionou a USD Coin (USDC), uma stablecoin que é respaldada pelo dólar americano. A empresa vê o uso de novas tecnologias, como stablecoins e blockchains globais, como uma maneira de aprimorar a eficiência das transações financeiras.

Os sistemas de tesouraria e liquidação da Visa facilitam a compensação, liquidação e movimentação de grandes volumes de transações diárias entre milhares de instituições financeiras em mais de 25 moedas em todo o mundo. O uso de stablecoins como USDC e blockchains globais como Solana e Ethereum permite uma liquidação transfronteiriça mais rápida e eficiente, tornando-se uma opção moderna para transferências de fundos.

Um Caso de Sucesso: Crypto.com

A empresa destacou os testes bem-sucedidos realizados pela Crypto.com como um exemplo concreto dos benefícios das stablecoins. Antes desses testes, a liquidação de compras transfronteiriças feitas com cartões Visa da Crypto.com envolvia um processo demorado de conversão de moeda e transferências bancárias internacionais caras.

Visa Estende seu Programa

A Visa planeja estender seu programa de adoção de criptomoedas para outros parceiros, incluindo Worldpay e Nuvei. A crescente popularidade das stablecoins entre os comerciantes desempenha um papel fundamental nessa decisão, à medida que muitos preferem receber stablecoins em vez de moedas fiduciárias tradicionais para pagamentos com cartão.

O Desafio da Solana

A escolha da Solana pela Visa é notável, considerando os desafios técnicos que a blockchain enfrentou no passado. No entanto, a Visa está confiante de que essa escolha pode ajudar a melhorar a reputação da Solana e demonstrar seu potencial.

Visa: Uma Exemplo de Adaptação às Criptomoedas

A entrada da Visa no setor das criptomoedas ilustra como a indústria financeira tradicional pode se beneficiar dessas inovações, enxergando-as não como concorrentes, mas como ferramentas úteis.

A adaptação à blockchain Solana e às criptomoedas marca um passo significativo em direção a transações financeiras mais rápidas, eficientes e acessíveis em uma economia cada vez mais digital.

Leia também:

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui