Anchor Protocol adota medidas extremas para tentar salvar o UST, stablecoin da Terra

0
Anchor Protocol adota medidas extremas para tentar salvar o UST, stablecoin da Terra

Atualizado em 12/05/2022 por Redação

Depois de dias conturbados no mercado de criptomoedas, que levaram tanto o token LUNA quanto a stablecoin UST a baixas históricas, o Anchor Protocol, da blockchain Terra, decidicou por congelar qualquer tipo de rendimento dos seus investidores como uma forma de estancar a sangria que atingiu a sexta mais importante blockchain do mercado.

Na quarta-feira, dia 11, o token LUNA, cunhado na blockchain Terra, chegou a quase 0 em sua monetização – em dados do mercado em 12 de maio, às 15h30, o token tem o valor de 0,01 dólar e não tem boas perspectivas de recuperação.

Isso fez com que os reflexos do completo derretimento de uma das mais promissoras criptomoedas de 2022 atingisse também a stablecoin cunhada pela Terra, o UST, que era totalmente lastreada em dólar, com paridade de 1/1. Muita gente procurava como comprar Terra Luna, mas dessa vez as pessoas parecem querer distância.

Para evitar que o projeto simplesmente falisse, os desenvolvedores do Ancho Protocol – que é app DeFi da Terra e responsável direto por boa parte de todas as operações de empréstimos de UST e de staking – tomassem uma dura decisão, que foi anunciada no último dia 11: a de, como forma de reestruturar o lastro do UST e recuperar a sua paridade com o dólar, reduzir o APY (porcentagem de rendimento atual do aplicativo DeFi, de 18% para apenas 4%.

De acordo com os estudos feitos a fim de estruturar esse plano de ação, a equipe de desenvolvedores do Anchor Protocol afirma que esse rendimento não é mais realista, dado o momento do mercado de criptomoedas como um todo.

Por conta disso, esse movimento de readaptação das taxas de juros é mais do que necessária nesse momento e pode ter impactos bastante positivos em relação ao processo de recuperação do UST e da LUNA.

Saiba mais: Brasileiro compra NFT e ganha uma viagem para o espaço por meio de um foguete da Blue Origin

Justificativas para a mudança de rendimento do Anchor Protocol

A primeira justificativa para as mudanças anunciadas pela equipe de desenvolvimento do Anchor Protocol está ligada ao fato de que a stablecoin UST realmente falhou ao tentar se manter pareada com o dólar, em uma relação 1/1.

Por conta dessa tentativa de pareamento, na última quarta-feira a stablecoin, que é lastreada em dólar, acabou por bater sua mínima histórica, atingindo apenas 0,29 dólares – em dados do mercado do dia 12 de maio, às 15h46, a stablecoin UST tem o valor de 0,40 dólares.

O Anchor Protocol vem se posicionando da seguinte maneira: ao colocar em prática esse movimento de redução em mais de quatro vezes o valor do rendimento, conseguimos atingir um status em que se impede o esgotamento das reservas em dólar acumuladas pelo Anchor, o que evitaria, dessa forma, que o protocolo entrasse em sua falência, levando consigo o UST.

Esse momento crítico do Terra fez com que as suas reservas em dólar, que totalizavam mais de 17 bilhões chegassem a pouco menos de 1,9 bilhão. Isso aconteceu em menos de uma semana, fazendo com que a blockchain, como um todo, caísse em sua completa desvalorização.

Saiba mais: LUNA derrete e cai 95% em um único dia, fazendo com que o TerraUSD perca paridade com o dólar

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui