Binance encerra serviço para empresas

0
Binance encerra serviço para empresas

Atualizado em 15/08/2023 por Ana Luiza

A renomada corretora global de criptomoedas, Binance, anunciou que desativará seu serviço Binance Connect a partir desta quarta-feira, 16 de agosto. O serviço, que operava como uma ponte entre moedas fiduciárias e criptomoedas, permitindo que empresas aceitassem pagamentos em ativos digitais, havia sido introduzido há um pouco mais de um ano.

A notícia sobre o encerramento do serviço começou a circular no dia 15 de agosto, por meio de um tweet da exchange descentralizada (DEX) Biswap, que expressou pesar pela decisão. Pouco depois, o respeitado veículo CoinDesk confirmou o encerramento do Binance Connect, baseando-se em um comunicado de imprensa da assessoria da Binance.

Segundo informações obtidas, o Binance Connect, anteriormente conhecido como Bifinity, será descontinuado para que a exchange possa reafirmar seu foco em produtos centrais e objetivos de longo prazo. A corretora explicou que ajusta e reformula sua abordagem de negócios continuamente, como resposta às oscilações do mercado e demandas dos usuários.

A equipe da Biswap, uma das empresas parceiras do Binance Connect, expressou desapontamento com a decisão da exchange em um tweet, confirmando também a suspensão iminente do serviço.

“Após uma análise profunda, a Binance tomou a delicada decisão de descontinuar o Binance Connect em 15 de agosto, devido ao encerramento do serviço de pagamentos com cartão pelo nosso fornecedor. Essa mudança está alinhada com a estratégia da Binance de se concentrar em seus pilares centrais”, declarou a equipe.

Lançado em março do ano anterior, o Binance Connect possibilitava transações envolvendo cerca de 50 criptomoedas e suportava os principais métodos de pagamento, incluindo Visa e Mastercard.

Ao longo do último ano, a plataforma colaborou com diversas empresas, incluindo nomes proeminentes como Beefy e COS.TV. O serviço também oferecia uma via entre moedas fiduciárias e criptomoedas, facilitando pagamentos no cenário emergente de finanças descentralizadas (DeFi). Além disso, estava nos planos a implementação da função “NFT Checkouts”, que permitiria a empresas criar páginas de checkout personalizadas para transações envolvendo tokens não fungíveis (NFTs).

Cenário Regulatório Global da Binance

A Binance enfrenta atualmente desafios regulatórios em diversas partes do mundo, incluindo os Estados Unidos, França, Alemanha e Holanda.

Nos Estados Unidos, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) apresentou 13 acusações contra a Binance e seu CEO, Changpeng “CZ” Zhao. Paralelamente, a Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC) iniciou um processo alegando que a empresa ofertava produtos de derivativos não registrados. A Binance posteriormente buscou o encerramento desse processo.

Na Europa, autoridades regulatórias francesas estão investigando a corretora por suspeita de envolvimento em “agravada lavagem de dinheiro”. Adicionalmente, a corretora retirou sua solicitação de licença de criptomoedas na Alemanha e encerrou suas atividades na Holanda após não obter a licença necessária como provedora de serviços de ativos virtuais (VASP).

A Binance também tem passado por um processo de redução em larga escala de sua equipe. No início deste mês, o Portal do Bitcoin compartilhou revelações de ex-funcionários no Brasil, os quais mencionaram sentimentos de “medo, angústia e burnout” associados ao trabalho na corretora.

Leia também:

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui