Brasil terá antiviral para lidar com varíola dos macacos, indica Ministro

0
Brasil terá antiviral para lidar com varíola dos macacos, indica Ministro
Foto: Dado Ruvic / REUTERS

Atualizado em 02/08/2022 por Pedro Moraes

Após a crescente no número de casos de varíola dos macacos, o Brasil busca interromper a propagação da doença na população nacional. Dessa maneira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, na última segunda-feira (1°), que o país vai receber, através da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o antiviral Tecovirimat.“Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, antecipou o gestor por meio de uma publicação feita no Twitter.

https://twitter.com/mqueiroga2/status/1554038174514647040

Conhecido por Tecovirimat, o antiviral está em oferta como alternativa de “uso compassivo [autorização de uso de medicamento novo por agência reguladora, ainda sem registro definitivo]” nos Estados Unidos.

Por outro lado, ainda não existe dados que comprovem a eficiência do antiviral para o tratamento da varíola dos macacos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, até o ótimo domingo (31), 1.342 casos de varíola dos macacos foram notificados no cenário nacional.

Dois dias antes, a pasta confirmou o primeiro óbito causado pela doença no Brasil. A vítima foi um homem, de 41 anos, que estava internado em Belo Horizonte (MG) e apresentava comorbidades, as quais podem ter agravado o quadro clínico.

A varíola dos macacos certifica como sintomas causa a infecção pelo vírus Monkeypox, que gera sintomas semelhantes aos da varíola. O início desta doença é diagnosticado pela febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui